Volta da importação de leite preocupa FETAG

Importação de leite - O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, não se surpreendeu com a volta da importação de leite do Uruguai, pois sabia que ocorreria mais cedo ou mais tarde.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Importação de leite – O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, não se surpreendeu com a volta da importação de leite do Uruguai, pois sabia que ocorreria mais cedo ou mais tarde.
No governo brasileiro, conta Joel, o único que defendia a ideia da continuidade da suspensão era o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Os demais preferem manter o mercado aberto para a comercialização de outros produtos em detrimento dos produtores de leite do RS e do Brasil. Para Joel, esse fato, na verdade, não modifica em nada o que o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) quer, ou seja, que o governo negocie a criação de cotas de importação de leite do Uruguai, a exemplo do que ocorre hoje com a Argentina, ou ainda que seja colocada em prática a sugestão do ministro Maggi: a retirada do leite do acordo do Mercosul. “Uma dessas alternativas precisam ocorrer e nós precisamos fortalecer isso. A FETAG está pedindo o apoio de deputados e senadores nestas questões para que se ganhe força e se consiga negociar com o Uruguai. O momento é agora para a criação de cotas. Então, vamos seguir pressionando e defendendo essa ideia”, justifica. Ao mesmo tempo, o dirigente conta que recebeu a informação do secretário Caio Rocha que o ministério fará compras de leite junto às cooperativas da agricultura familiar no valor aproximado de R$ 17 milhões. Embora os recursos sejam insuficientes, Joel admite que ajudará um pouco para enxugar o mercado no Sul do Brasil. “Esperamos que as aquisições governamentais se concretizem o mais rápido possível. Inclusive a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) abriu licitação para compras de leite”, completou.
http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=14610:volta-da-importacao-de-leite-preocupa-fetag

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas