Vendas reais dos supermercados caem 7,13% em novembro, informa Abras

As vendas reais dos supermercados brasileiros apresentaram queda de 7,13% no mês de novembro na comparação com igual período do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

As vendas reais dos supermercados brasileiros apresentaram queda de 7,13% no mês de novembro na comparação com igual período do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O indicador já considera dados deflacionadas pelo IPCA.

Na comparação com outubro deste ano, as vendas reais tiveram queda de 4,31%. No acumulado de janeiro a novembro, a retração é de 1,61% ante igual período do ano anterior.

Considerando a variação nominal, as vendas em novembro registraram alta de 2,60% ante o mesmo mês de 2014. Na comparação com outubro, o indicador encolheu 3,34%. No acumulado dos 11 primeiros meses do ano, o crescimento nominal é de 7,09%.

Na visão da Abras, os dados setoriais refletem as «dificuldades políticas e econômicas do País», incluindo a elevação da taxa de desemprego. «Tanto a indústria quanto o setor de serviços deverão apresentar recuos fortes neste ano de 2015. A nossa expectativa é de que no próximo ano medidas importantes do ajuste fiscal sejam aprovadas e que finalmente comecemos a sair da crise e possamos retomar a trajetória do crescimento», afirmou em nota o vice-presidente da Abras, João Sanzovo Neto.

Inflação

Levantamento de preços de 35 produtos de consumo, incluindo alimentos, bebidas e produtos de higiene, beleza e limpeza doméstica, aponta aumento de 4,2% no custo dos produtos em novembro, na comparação com o mês anterior. O resultado é impulsionado principalmente pelo preço da batata (45,57%) e do tomate (37,27%). Na outra ponta, destaque para a queda de 1,70% no preço do leite longa vida.

A cesta de produtos Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, atingiu R$ 435,29 no mês passado. O valor, quando comparado a novembro de 2014, apresenta elevação ainda mais expressiva, de 15,09%.

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2015/12/22/internas_economia,719593/vendas-reais-dos-supermercados-caem-7-13-em-novembro-informa-abras.shtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas