USDEC aponta crescimento das exportações mundiais de lácteos; para o México, houve desaceleração

Os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostraram que os volumes de exportação de soro e leite em pó aumentaram pelo oitavo mês consecutivo, mas os dados também confirmaram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

USDEC Os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostraram que os volumes de exportação de soro e leite em pó aumentaram pelo oitavo mês consecutivo, mas os dados também confirmaram um abrandamento das exportações de leite para o México, o maior mercado de exportação para os EUA. Os dados parecem confirmar de alguma forma a preocupação da indústria láctea com o potencial impacto negativo da Administração Trump retirando os EUA da Parceria Transpacífica (TPP), que inclui o México.
«Isso coloca o setor agrícola dos EUA em uma desvantagem competitiva», disse o presidente da Federação Nacional de Produtores de Leite (NMPF), Jim Mulhern, na época. Os envios ao México caíram 2%, para US$ 93 milhões em janeiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado e foram o menor valor desde agosto de 2015.
«Os dados oficiais do USDA continuam a mostrar um aumento nas exportações de leite em pó integral para o México. No entanto, acreditamos que esse volume representa vendas de leite em pó desnatado que foram mal classificadas no porto», disse o USDEC em sua análise mensal do mercado. Por outro lado, as exportações globais de leite em pó desnatado aumentaram 13% em relação há um ano, devido ao aumento das vendas para o Paquistão e para o Sudeste Asiático.
As exportações de soro de leite nos Estados Unidos registraram o crescimento mais forte, de 41.220 toneladas em janeiro de 2017, um aumento de 24% em relação ao ano passado. De acordo com o USDEC, quase metade das vendas de exportação de soro de leite foi para a China, um mercado que aumentou suas importações lácteas em 73% nos últimos oito meses. Kristi Saitama, vice-presidente de vendas de ingredientes de exportação do USDEC, escreveu em um blog recentemente que três grupos demográficos estão impulsionando a demanda por proteína de soro de leite na China, incluindo: adultos e idosos conscientes sobre questões de saúde, bebês e crianças e «entusiastas fitness da classe média”.
De acordo com projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), a população demográfica com mais de 65 anos atingirá aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas em 2050 em todo o mundo, com a China representando o maior segmento desta faixa etária. Além disso, as empresas chinesas estão cada vez mais à procura de soro de leite como uma fonte principal de proteína para produtos de nutrição infantil, como fórmula infantil.
A indústria de lácteos dos Estados Unidos pressionou o Canadá várias vezes para abandonar o que chama de políticas comerciais «protecionistas» que criam incentivos para que os produtores canadenses adquiram produtos lácteos no mercado interno em vez de cumprir as regras e regulamentos estabelecidos no NAFTA.
O USDEC descobriu que as exportações de leite fluido e creme de leite dos EUA aumentaram 12% em janeiro, mas os envios para o Canadá começaram a diminuir. Os exportadores venderam 3,11 milhões de litros para o Canadá em janeiro de 2017, contra uma média de 6,91 milhões de litros/mês no quarto trimestre de 2016 – queda de 55%.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas