União Europeia quer definir acordo comercial com Mercosul antes da posse de Bolsonaro

A intenção da União Europeia (UE) é fechar algum tipo de acordo comercial com o Mercosulainda durante do governo de Michel Temer (MDB)
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A intenção da União Europeia (UE) é fechar algum tipo de acordo comercial com o Mercosulainda durante do governo de Michel Temer (MDB), segundo o presidente da delegação do Parlamento Europeu para o assunto, deputado Francisco Assis.

Em negociação há cerca de 20 anos, o tema ganhou força depois que a equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que bloco sul-americano não será prioridade do novo governo. O acordo seria o mais importante já feito pelos europeus.
“Há uma enorme incógnita sobre qual será o futuro do Mercosul e, portanto, sobre como ocorrerá essa relação de negociação com a União Europeia”, declarou Assis – membro do Partido Socialista português. O acordo será pautado na próxima reunião da UE, quarta-feira (7).
O acordo comercial enfrenta resistência de grupos protecionistas da Europa. A última rodada de negociações, em setembro, foi interrompida sem que os dois lados chegassem a uma conclusão sobre tarifas para produtos como a carne bovina sul-americana e os laticínios europeus.

Na campanha eleitoral, Bolsonaro defendeu acordos bilaterais com países desenvolvidos e criticou a política externa do PT, que priorizou acordos com países africanos, sul-americanos e asiáticos. Futuro ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou que a criação do Mercosul foi ideológica.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas