Última rodada de negociações entre UE e Mercosul termina sem avanços

A Comissão Europeia afirmou que segue "comprometida" para realizar um "acordo ambicioso, completo e equilibrado" com o Mercosul
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Países do Mercosul: assuntos sensíveis que ainda impossibilitam o acordo estão as indicações geográficas, os setores automotivo e de laticínios e a oferta da UE de «acesso ao mercado de produtos» (Reprodução/Wikimedia Commons)

Bruxelas – A última rodada de negociações entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, que aconteceu em Bruxelas (Bélgica) entre 12 e 20 de novembro, foi finalizada sem grandes progressos, o que obrigará a seguir trabalhando para buscar soluções, informaram nesta quarta-feira, 21, fontes do bloco europeu.
Os negociadores de ambas as partes mantiveram discussões “sobre todos os temas”, tanto em nível de chefes como de especialistas. Essas conversas permitiram avanços em “algumas questões”, mas “não houve progresso substancial, e muito menos decisivo” sobre os interesses mais importantes para a UE, segundo as fontes.
Por isso, “o trabalho deve continuar”, segundo as mesmas fontes, que indicaram que a UE e os representantes do Mercosul “seguem em contato para continuar explorando possíveis soluções e para decidir os próximos passos e reuniões, inclusive em nível ministerial se houver condições para isso”.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas