Tratamento de água residuária de laticínios

Ariane Chiareli dos Santos, aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, defende hoje, 27/11, sua tese de doutorado intitulada “Tratamento de águas residuárias de laticínio em reatores anaeróbios alternativos”.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Ariane Chiareli dos Santos, aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, defende hoje, 27/11, sua tese de doutorado intitulada “Tratamento de águas residuárias de laticínio em reatores anaeróbios alternativos”.
Foi avaliado o desempenho de dois sistemas anaeróbios no tratamento de água residuária de laticínios. O primeiro sistema foi composto por reatores anaeróbios horizontais, combinados à fertirrigação subsuperficial em plantação de tomates cereja no tratamento de águas residuárias de laticínios, sendo verificado altos valores de remoção de DQO e no crescimento da plantação de tomates cereja. Diferentes meios suporte foram testados, para saber qual seria o mais adequado para o sistema de tratamento. Também foram testadas diferentes concentrações de agua residuária. No primeiro ensaio, foram observadas diferenças entre os resultados obtidos pelos dois meios suporte testados, pedra brita e tiras de pneu, em relação ao reator anaeróbio, pois a eficiência de remoção de DQO foi de 80 e 90% para os meio suporte brita e pneu (Sistemas A e B) respectivamente. No segundo ensaio, onde foram avaliadas diferentes concentrações de alimentação, verificou-se uma eficiência de remoção de DQO de 97% para sistemas com 1 e 6 g L-1 DQO, 92% para o sistema com 10 g L-1 DQO (Sistemas D, E e F, respectivamente). Em relação aos resultados obtidos pela fertirrigação subsuperficial, os valores médios da taxa de crescimento das plantas foram de 80, 120 e 70 cm, bem como a área de massa foliarque foram de 7.000, 18.000 e 6.000 cm2, respectivamente, para os sistemas D, E e F. O outro sistema utilizado para o tratamento de água residuária de laticínio, foi composto por um reator anaeróbio de manta de lodo invertido (IASB), se trata de uma nova configuração de reator anaeróbio de alta taxa que visa principalmente tratar águas residuárias com grandes quantidades de lipídeos como é o caso da água residuária de laticínio. O reator foi operado em ciclos de alimentação/reação, para que a microbiota do reator conseguisse degradar a matéria orgânica. Durante os ciclos foram testados diferentes TDH de 1; 0,67 e 0,33 dias e carga orgânica de 2,4; 3,6 e 7,2 g DQO/L-1. Foi possível verificar valores de remoção de DQO de 90% em todos os TDH e COV utilizados. A produção de metano por dia, ao longo do experimento, foi de 70 a 80 L CH4 dia-1. Sendo a porcentagem de matéria orgânica convertida em metano de 50%. Os principais ácidos graxos de cadeia longa encontrados foram acetato e propionato. Devido aos ótimos resultados obtidos por ambos sistemas de tratamento, eles são recomendados para pequenas instalações rureais.

Comissão Organizadora:

Prof.(a). Vanildo Luiz Del Bianchi – Orientador (Unesp/SJRP)

Prof.(a). Ana Júlia Viana Cavaleiro (Univ. do Minho/Portugal)

Prof.(a). Gisele Ferreira Bueno (Univ. Federal do Rio de Janeiro)

Prof.(a). Crispin H. Garcia Cruz (Unesp/SJRP)

Prof.(a). Crislene Barbosa de Almeida (Unesp/SJRP)

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas