Tirol foca na produtividade, sem deixar de lado a sustentabilidade

Os resíduos gerados por conta da produção de produtos alimentícios são representativos. Para conseguir minimizar os impactos ambientais decorrentes da produção de seus produtos (
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Os resíduos gerados por conta da produção de produtos alimentícios são representativos. Para conseguir minimizar os impactos ambientais decorrentes da produção de seus produtos (mais de 200 itens no portfólio), a Lacticínios Tirol executa ações como o tratamento de efluentes, reciclagem de materiais provindos da produção e da manutenção de máquinas e estruturas. Além disso, prioriza ações com foco na devolução de embalagens aos fornecedores por meio da política de logística reversa e a destinação correta dos resíduos que não conseguem ser recuperados.
“Com essas medidas, dando a destinação adequada a cada tipo de resíduos, é possível garantir que os impactos ambientais sejam mínimos, manter as práticas e hábitos saudáveis para o meio ambiente e promover o futuro das próximas gerações”, acredita o engenheiro químico da Tirol, Daniel Seiki Tanaka Suárez.
Outro ponto que merece destaque é a utilização de 100% de materiais recicláveis nas embalagens dos principais produtos da linha, gerando empregos e renda para cooperativas do ramo. Também, é feita a reciclagem de resíduos gerados dentro das fábricas, por meio da recuperação das embalagens das matérias primas e insumos utilizados na produção, materiais que passam por um processo de separação, prensagem e venda para empresas que transformam o material em matéria prima para novas embalagens. Esse procedimento está alinhado diretamente com a Lei n° 12.305/2010, que dispõe sobre objetivos e instrumentos, bem como diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigos, as responsabilidades dos geradores, do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
A água no centro de tudo
A água também está no centro das atenções da Tirol, que toma medidas diárias para que o consumo seja apenas o necessário. O controle e a redução consistem na elaboração diária de relatórios de consumo e em projetos que asseguram a reutilização de 10% da água consumida.
Áreas protegidas
A Lacticínios Tirol possui ainda uma área protegida de 187.550 m², localizada no município de Ibicaré (SC). Esse habitat está dividido em dois terrenos, com uma nascente que desemboca no Rio Estreito, que corta a propriedade. Além desse ambiente protegido, a Tirol também possui uma Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal de 48 mil m².

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas