Tirol deve começar obras da fábrica em Ponta Grossa/PR

Pouco mais de um ano após a confirmação da instalação da Tirol no município de Ipiranga, na Região dos Campos Gerais, há o encaminhamento dos trâmites legais para o início das obras da fábrica.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pouco mais de um ano após a confirmação da instalação da Tirol no município de Ipiranga, na Região dos Campos Gerais, há o encaminhamento dos trâmites legais para o início das obras da fábrica. Nesta terça-feira (01), a empresa informou que irá solicitar, junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Licença Prévia para Indústria de Laticínios a ser implantada no município. A súmula de requerimento foi publicada em Diário Oficial. Este será o maior investimento industrial da história de Ipiranga, onde o contrato fechado com o Governo do Estado, e incluído no Paraná Competitivo, previa a aplicação de R$ 70 milhões por parte da Tirol no empreendimento.

A unidade fabril será erguida em um terreno ás margens da BR-373, ao lado da rotatória de acesso ao município. O trâmite dessa área atrasou o cronograma de instalação, mas agora, com a contrapartida do município já depositada e o trâmite na câmara para a transformação daquela área em um ‘Distrito Industrial’, tudo está alinhado para que a empresa execute o projeto. A empresa afirma que tudo está em trâmite para o início das instalações, e que, no momento, ainda não tem previsão de início das obras, tendo em vista que há a necessidade da liberação por parte do IAP.

“Mesmo com muitos duvidando, essa obra vai sair”, disse o Prefeito de Ipiranga, Roger Selski, em entrevista prévia ao Jornal da Manhã. Segundo ele, para a área do Distrito Industrial de Ipiranga, dois terços da área será ocupada pela fabrica de laticínios, restando um espaço para empresas satélites. “Duas indústrias devem vir em anexo, provavelmente em um curto período de tempo”, revelou.

Selski explica que um dos principais benefícios ao município, além de trazer o desenvolvimento e renda aos trabalhadores, será combater o êxodo rural, já que a fábrica utilizará a matéria prima de muitos produtores no município. “Pensamos sempre na sustentabilidade do povo do campo. Não adianta tirar do campo e trazer as pessoas para a cidade se não tem local para trabalhar”, completa.

Fábrica poderá produzir 2 milhões de litros de leite

Durante a formalização entre a Tirol e o Estado, a empresa se comprometeu a criar 153 vagas de emprego diretas. A unidade terá capacidade inicial para produzir até 600 mil litros de leite por dia, mas a meta é mais que triplicar esse valor e atingir uma produção de dois 2 milhões de litros, quando em capacidade máxima. Sediada em Treze Tílias, Santa Catarina, a Tirol também possui unidades fabris nos estados de Rio Grande do Sul e Goiás. Esta será a segunda planta da Tirol no Paraná.

Fonte: Rede Paraná Notícias Ltda.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas