Startup de pecuária leiteira quer levar aplicativo para o exterior

Startup - Depois que vendeu sua empresa de software para uma grande companhia do setor no Brasil, Claudio Notini voltou os olhos para sua fazenda de gado girolando,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Depois que vendeu sua empresa de software para uma grande companhia do setor no Brasil, Claudio Notini voltou os olhos para sua fazenda de gado girolando, na região de Sete Lagoas (MG). Mas a necessidade de aumentar a eficiência da gestão levou o carioca radicado em Belo Horizonte a reunir a pecuária leiteira e sua experiência na área de tecnologia e sistemas de informação.
 
Foi assim que, em 2010, ele criou o primeiro protótipo do que hoje é o 4 Milk, aplicativo lançado há quase dois anos e voltado exclusivamente para pecuaristas de leite. Sete anos e mais de 8 mil downloads depois, a startup prepara um plano de negócios para captar investimentos e expandir o uso do aplicativo para outros países. A expectativa é conseguir cerca de R$ 10 milhões até o meio do ano que vem.
“Já contratamos pessoal para nos ajudar com as projeções de investimento futuro e faturamento de longo prazo. Nossa intenção é iniciar o road show (apresentação para potenciais investidores) depois do carnaval”, diz Notini.
leia também
Startup de Piracicaba vence desafio da Embrapa Leite
Como funcionam as startups na área agrícola?
Produção leiteira do Brasil deve crescer 1,8% em 2018, diz USDA
A meta do empresário, que comanda uma equipe de oito pessoas, é ambiciosa: conquistar usuários para o aplicativo em todos os principais países produtores de leite. Em uma primeira fase, a intenção da 4 Milk é expandir pela América Latina e usar Portugal como porta de entrada para o mercado europeu até o final do ano que vem.
A segunda fase, cuja concretização é esperada para 2019, tem como alvos Austrália e Nova Zelândia. Em 2020, a intenção é chegar nos Estados Unidos. O sistema está sendo traduzido para inglês, espanhol e para o português utilizado em terras lusitanas.
“As metas são totalmente factíveis de serem cumpridas a partir deste investimento. Temos um produto pronto, para causar impacto no mercado e queremos expandir para o mundo”, afirma André Bretas, executivo chefe de tecnologia (CTO) da 4 Milk, que chegou à empresa há pouco mais de dois meses, mas já estava ligado ao projeto havia quase dois anos.
A proposta do 4 Milk, segundo os executivos, é prover ferramentas de operação simples e adaptáveis a qualquer rebanho. O sistema compila indicadores que podem ser aplicados ao plantel e a cada animal. É possível organizar produção, reprodução e manejo sanitário e gerar relatórios periódicos, além de comprar e vender animais.
4milk-app (Foto: Reprodução/4Milk)
Tela do 4Milk. Aplicativo promete facilitar gestão da precuária leiteira (Foto: Reprodução/4Milk)
No mercado brasileiro, o objetivo da empresa é chegar a 100 mil usuários em um período próximo de 12 meses. “A pecuária leiteira é um mercado que ainda está começando a receber tecnologia. Ainda tem produtor que tira 8 mil litros de leite e anota tudo no papel”, diz Notini. “A cadeia movimenta muito dinheiro e tem muitas oportunidades”, complementa Bretas. De acordo com o Ministério da Agricultura (Mapa), o Valor Bruto da Produção (VBP) da pecuária leiteira neste ano deve ser de R$ 29,11 bilhões.
O download é gratuito nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS. Está sendo desenvolvida também uma versão para computadores. Uma fonte de receita é a comercialização de pacotes de serviços, em versões pagas. Um desses serviços deve ser um sistema de compras coletivas. A expectativa é ter uma plataforma pronta até julho de 2018.
A empresa espera lançar em brave também um sistema de comunicação online de cruzamentos e nascimentos de bovinos Girolando, em parceria com a associação dos criadores de animais da raça, cruzamento de holandês com gir. A ideia é reduzir a burocracia no fornecimento desses dados por parte do pecuarista, importantes para o registro, cuja responsabilidade é da entidade.
Segundo Notini, a ideia é conectar o aplicativo ao banco de dados da associação. À medida que os cruzamentos são feitos e os animais nascem, as informações são lançadas pelo criador e automaticamente enviadas. E ficam à disposição dos técnicos que vão às fazendas fazer os testes que visam, por exemplo, confirmar a genealogia das reses.
Parcerias com a indústria veterinária são outra fonte de receita para a startup. Recentemente, informa o executivo, foi fechado um negócio com a Elanco para divulgar dois produtos: um para o manejo da curva de lactação do animal (quantidade de leite produzida ao longo do período de lactação, que gira em torno de 305 dias) e outro para a prevenção de infecções pós-parto.
“Nosso faturamento cobre hoje 80% das nossas despesas. É bem razoável”, avalia o CEO da 4 Milk, sem detalhar os números.
http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Empresas-e-Negocios/noticia/2017/12/startup-de-pecuaria-leiteira-quer-levar-sistema-de-gestao-para-o-exterior.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas