Sindicato e Cooperativa apoiam retirada da indústria leiteira do FEEF

O Sindicato Rural e a Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa estão convocando os produtores rurais da região a participarem, amanhã, da votação do projeto de lei
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O Sindicato Rural e a Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa estão convocando os produtores rurais da região a participarem, amanhã, da votação do projeto de lei, de autoria de um grupo de deputados estaduais, incluindo Edson Albertassi (PMDB), que prevê a retirada definitiva da indústria leiteira do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF). Será disponibilizado um ônibus para levar os produtores à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na capital fluminense. “É muito importante que nossa categoria se una para essa votação, pois a aprovação desse projeto de lei significa um respiro para as indústrias nesse momento de crise econômica”, afirmou o presidente da Cooperativa, Cláudio Meirelles.
A proposta atende ao clamor de cooperativas e indústrias de laticínios que foram incluídas no FEEF no ano passado. O presidente do Sindicato Rural, Adilson Rezende, explicou que essa inclusão significa que as empresas beneficiadas com incentivos fiscais devem depositar, mensalmente, em favor do fundo, 10% sobre o valor da diferença entre o imposto calculado com e sem utilização de benefício fiscal. “Isso inviabiliza o funcionamento de diversas empresas e coloca o setor leiteiro do estado em grave situação”, ressaltou.
Um estudo divulgado este mês pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios (Sindlat) mostrou que o Estado do Rio de Janeiro tem mais de 15 mil produtores e 100 empresas que geram 45 mil empregos. O faturamento anual da cadeia láctea chega a R$ 2 bilhões, sendo o segundo setor mais importante da indústria alimentícia. No entanto, segundo Adilson, a produção estadual representa apenas 22% dos produtos lácteos consumidos.
“Isso significa uma oportunidade para o crescimento do setor que conta ainda com uma capacidade industrial ociosa. Precisamos não só da retirada da indústria leiteira do FEEF, mas também de soluções em curtíssimo prazo para definir a questão tributária”, argumentou o sindicalista, ressaltando a importância de mobilizar os produtores em prol do crescimento do setor leiteiro.
O ônibus que levará o grupo à Alerj sairá da usina da Cooperativa Barra Mansa, no bairro Santa Maria II, às 10h30min. Os interessados podem confirmar presença pelo telefone (24) 9 9298-5499.
http://avozdacidade.com/site/noticias/economia/57530/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas