Semex lança programa genômico para pecuária leiteira

No município de Castro, a Capital Nacional do Leite, pecuaristas aderem à novidade e terão seus primeiros resultados no início de 2019 No município de Castro, a Capital Nacional do Leite, pecuaristas aderem à novidade e terão seus primeiros resultados no início de 2019 No município de Castro, a Capital Nacional do Leite, pecuaristas aderem à novidade e terão seus primeiros resultados no início de 2019 No município de Castro, a Capital Nacional do Leite, pecuaristas aderem à novidade e terão seus primeiros resultados no início de 2019 No município de Castro, a Capital Nacional do Leite, pecuaristas aderem à novidade e terão seus primeiros resultados no início de 2019
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Os produtores de leite brasileiros acabam de ganhar uma nova tecnologia para identificar os maiores destaques do rebanho, garantindo maior retorno econômico à pecuária. A cidade de Castro, no Paraná – Capital Nacional do Leite -, foi o cenário escolhido pela Semex, maior central de inseminação artificial bovina do mundo, para o lançamento do novo programa de estratégia genômica Elevate no Brasil. O evento, realizado no último dia 19 de dezembro, reuniu mais de 50 pessoas, incluindo grandes produtores de leite da região que vêm conseguindo elevar a produtividade de seus planteis com o uso das diversas soluções tecnológicas oferecidas pela empresa. “Os produtores demonstraram muito interesse em conhecer mais a fundo como a genômica pode acelerar o melhoramento genético bovino e auxiliar a tornar a pecuária leiteira cada vez mais eficiente e sustentável. O Elevate simplifica o teste genômico, facilita o entendimento dos resultados e é o único do mercado que permite a identificação de fêmeas de imunidade elevada dentro do rebanho”, destaca o diretor presidente da Semex Brasil, Nelson Ziehlsdorff, que fez recepção dos convidados e abertura oficial do evento em Castro.
Lançamento mundial da empresa, o programa foi desenvolvido com a proposta de facilitar o uso da genômica dentro da porteira. Todo o funcionamento do Elevate foi apresentado ao público pelo diretor de mercados da Semex Brasil, Dr. Claudio Aragon. O médico-veterinário reforçou que a nova tecnologia, além de identificar genomicamente as fêmeas de maior imunidade, trará os valores genômicos de mais de 100 outras características, todas ligadas à produção, saúde e tipo dos animais.  “Com base nesse planejamento personalizado e traçado com auxílio de um representante da Semex, os animais indicados para o teste genômico serão listados no aplicativo, informando o custo-benefício do procedimento para cada fêmea do plantel. Com isso, o produtor evita gastar dinheiro fazendo testes em fêmeas de baixo potencial genético”, explica Claudio Aragon.

Por meio de um aplicativo exclusivo, o criador terá acesso a todas as informações do rebanho e poderá traçar a melhor estratégia genética dentro dos objetivos de trabalho de sua propriedade. O aplicativo elimina a necessidade de anotações em papéis e planilhas, tornando o processo totalmente automatizado. Será possível acompanhar o status das análises das amostras de DNA e ter acesso aos resultados pelo aplicativo. Caso prefira, o produtor poderá visualizar e trabalhar os resultados em seu computador em um formato fácil de ler. “O Elevate é um complemento para as diversas soluções tecnológicas que a Semex já vinha oferecendo aos pecuaristas com o objetivo de tornar o planejamento genético das fazendas muito mais eficiente”, destacou durante o lançamento do programa o distrital na região ABCW do Paraná da Semex Brasil, Hilton Ribeiro.
O Elevate chega ao mercado de genética bovina em um momento bastante aquecido para o setor, que deve fechar 2018 com um aumento nas vendas de sêmen na ordem de dois dígitos. A Semex já projeta para 2019 um crescimento de 15% e durante o lançamento do programa já firmou parceria com várias fazendas. A expectativa da empresa é apresentar os primeiros resultados dessas propriedades no próximo ano. “É um começo muito animador. Somos uma empresa focada nas pessoas, buscando as melhores soluções e serviços para a pecuária nacional. Temos o compromisso e a responsabilidade de auxiliar os produtores na busca de novas tecnologias e vamos seguir com essa proposta de forma muito mais forte em 2019”, finaliza o presidente da Semex.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas