Semana do Laticinista em Juíz de Fora

Os principais especialistas em pesquisa e tecnologias em leite e derivados estarão em Juiz de Fora (MG) para apresentarem palestras e minicursos durante a 37ª Semana do Laticinista, de 19 a 21 de julho.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Os principais especialistas em pesquisa e tecnologias em leite e derivados estarão em Juiz de Fora (MG) para apresentarem palestras e minicursos durante a 37ª Semana do Laticinista, de 19 a 21 de julho.

«Este ano preparamos uma especial programação técnica que tem por objetivo estimular o conhecimento, ampliando o saber e as discussões», ressalta o coordenador, Adauto de Matos Lemos. O evento contará com três comunicados técnicos de mestrandos, 12 palestras e oito revisões temáticas. A programação é direcionada a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da indústria do setor de leite e derivados. Os dez minicursos vão abordar higienização; atualizações em lácteos fermentados; revisões tecnológicas de queijos de mofo branco, azuis e mussarela; enriquecimento de produtos lácteos; boas práticas de laboratório; fraudes em leite e processamento de produtos zero lactose. Os temas foram selecionados para atender as demandas da cadeia laticinista. Inscrições pelo site www.candidotostes.com.br.

Palestras:

– Utilização da espectroscopia de infravermelho próximo para quantificação de adição de soro em leite (Profª. Filomena Karla de Castro – UFJF)

– Inovações na indústria laticinista (Prof. Sebastião César Cardoso Brandão – UFV)

– Tendências para a exportação de lácteos (Profª. Pollyanna Cardoso Pereira – UFV)

– Uma nova visão para a indústria brasileira (Prof. Evaldo Vilela – Presidente Fapemig)

– Tendências para novos produtos lácteos (Alessandro Rios – Silemg)

– Efeito do uso de cultura produtora de exopolissacarídeo na fabricação de queijo prato (Renata Costa – EPAMIG ILCT)

– Situação atual e perspectiva do MAPA para melhoria da qualidade do leite no Brasil (Rugnan Huguenin da Silveira – MAPA/DF)

– Qualidade,segurança e integridade de lácteos (Marcelo Bonnet Alvarenga – Embrapa Gado de Leite)

– Inovações em técnicas para determinação de qualidade de leite e derivados (Profª. Ana Clarissa dos Santos Pires – UFV)

– Uso de nanoestruturas para avaliação da qualidade do leite (Profª. Maria Jose Valenzuela Bell – UFJF)

– Detecção de patógenos viáveis em queijo de coalho pela técnica de PCR em tempo real (Juliana França de Mendonça – Embrapa Gado de Leite)

– Aplicação de corante bioativo em queijo prato (Denise Sobral – EPAMIG ILCT)

– Culturas bioprotetoras: aplicação em leite e queijos (Prof. Eduardo Dutra – Sacco Brasil)

– Considerações físico-químicas e tecnológicas em relação com a acidificação do leite (Prof. Alan Frederick Wolfschoon-Pombo – Kraft Alemanha)

– Aspectos nutricionais e funcionais do leite e derivados (Prof. Michel Cardoso de Angelis Pereira – UFLA)

http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=6873:semana-do-laticinista-em-juiz-de-fora

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas