Segundo dados, PIB do agronegócio mineiro fechou o ano de 2016 com alta de 8,2%

PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio brasileiro mineiro apresentou um crescimento de 0,05% em dezembro do ano passado, fechando o ano de 2016 com alta de 8,2% em relação ao ano anterior
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio brasileiro mineiro apresentou um crescimento de 0,05% em dezembro do ano passado, fechando o ano de 2016 com alta de 8,2% em relação ao ano anterior, segundo estimativas do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da ESALQ/USP, com o apoio da SEAPA (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais) e parceria com a FAEMG e o SENAR/MG. O estado de Minas Gerais respondeu por 13,8% do PIB do agronegócio brasileiro.
De acordo com pesquisadores, o resultado positivo está associado principalmente ao ramo agrícola, que cresceu 0,29% em no último mês de 2016, e 19,76% no ano. Já o ramo pecuário apresentou respectivas quedas de 0,24% e 3,40%. A participação estimada do agronegócio brasileiro de Minas Gerais no produto interno bruto agro nacional fechou 2016 com elevação nos segmentos de insumos, industrial e serviços, e queda apenas no segmento primário.
Em relação ao segmento primário, a agricultura teve um peso maior na composição do produto interno bruto do estado de Minas Gerais. Do valor total obtido estima-se que R$ 113,30 bilhões (55,4%) sejam resultantes desse segmento e 44,6% obtidos pela pecuária, somando R$ 91,13 bilhões.
De acordo com a avaliação do secretário de Agricultura, Pedro Leitão, o agronegócio brasileiro contribuiu para que a retração da economia não fosse ainda maior. Ainda de acordo com o secretário, o produto interno bruto nacional apresentou recuo de 3,6%, além da queda no nível de emprego e, mais uma vez, as atividades do campo assumem a sua responsabilidade na geração de emprego e renda do país. Enquanto o PIB do agro mineiro cresceu mais de 8%, o brasileiro aumentou aproximadamente 4,4% no ano de 2016.
De acordo com pesquisadores do CEPEA, no segmento industrial, o setor sucroenergético (compreende todas as atividades agrícolas e industriais relacionadas à produção de açúcar, bioetanol e bioeletricidade) também se destacou em 2016, beneficiado pelo alto patamar de preços do açúcar no mercado global. O segmento primário da agricultura também apresentou crescimento significativo em preços reais (13,0%) e quantidade (17,3%). Destaca-se o desempenho do café, com grande crescimento em produção no ano (36,4%), sendo este o produto com maior participação nesse segmento no estado.
No segmento primário da pecuária, enquanto a avicultura acumula resultados positivos, bovinos e suínos estiveram em baixa. Tal fato reflete, em certa medida, a substituição do consumo de proteínas mais caras pelas de menor valor.
De acordo com o relatório Focus, do Banco Central, existe uma previsão de crescimento de 0,48% do produto interno bruto brasileiro para o ano de 2017. Com IPCA próximo ao centro da meta de inflação e a taxa de câmbio a um patamar próximo ao atual as projeções indicam melhora nas expectativas do mercado, mas segundo o relatório ainda é necessário fazer uma ressalva quanto à resiliência da crise político-institucional brasileira e à incerta eficácia das reformas apresentadas pelo governo até o momento.
A CBC Negócios é uma plataforma que conecta quem compra e vende no agronegócio brasileiro, a empresa acredita no potencial de crescimento deste mercado no Brasil e na importância da internet para o fortalecimento e desenvolvimento do país no ramo agrícola. A CBC Negócios representa uma nova maneira de comercializar no agronegócio brasileiro. A plataforma permite ter uma visão global do mercado, além de promover a interação com vários compradores e vendedores simultaneamente. Para conhecer mais sobre a plataforma da CBC Negócios utilize os canais de atendimento e faça parte dessa incrível rede de compradores e vendedores do agronegócio brasileiro.
https://noticias.terra.com.br/dino/segundo-dados-pib-do-agronegocio-mineiro-fechou-o-ano-de-2016-com-alta-de-82,c374dd28c3f382f1cd9e7f98b1ac7450cmc2qfy0.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas