SDR realiza Encontro com Produtores de São José do Divino

O produtores de leite e derivados discutiram com o governo como fomentar a produção de leite da região.A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O produtores de leite e derivados discutiram com o governo como fomentar a produção de leite da região.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou neste sábado ( 28), um encontro com produtores de leite, do município de São José do Divino. Durante a reunião foram discutidas ações para o fomento da produção de leite e derivados da região. Estiveram presentes no encontro a superintendente da Agricultura familiar da SDR, Patrícia Vasconcellos; o superintendente do Agronegócio, Filemon Nogueira e equipe técnica; e o prefeito  da cidade,Antônio Felício ;além de representantes da Emater; Agência Piauí Fomento; Câmara Setorial do Leite.Senar ;Adapi; e Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA).
Durante a abertura da programação, o Zootecnista Patrocollo Silveira, fez uma explanação apresentando dados da realidade da produção leiteira no município.
O prefeito de São José do Divino, Antônio Felício, falou sobre a produção da cadeia produtiva do leite e de suas expectativas em torno do debate. “Eu sou gestor, mas também sou produtor. São José do Divino é destaque na produção de leite e têm potencial para aumentar sua capacidade de produção. Estou muito otimista por que estou vendo aqui a participação de muitos produtores no evento, acredito que estamos no caminho certo”, pontuou.
Kalil  Luz, diretor de Educação e Extensão do Emater, disse que a proposta apresentada para a demanda dos produtores  quanto à Assistência Técnica, é a de construir uma parceria  com a prefeitura, SDR e a Embrapa, envolvendo técnicos ligados a prefeitura ou ao estado  especializados na metodologia do Programa Balde Cheio, que trabalham diretamente com a cadeia do leite, para que possam ter um raio maior de ação em São José do Divino e cidades vizinhas.
A equipe de técnicos também realizou visitas na sexta-feira (27) em algumas  fazendas do município, analisando espaço, o rebanho,a produção e dando orientações sobre manejo, silagem,vacinação e outras prevenções de doenças que podem atingir o gado leiteiro.
Francisco das Chagas, produtor de leite da cidade, fez uma explanação da realidade local e avalia que em primeiro lugar deve ser feito um diagnóstico, depois formar uma equipe de técnicos e fazer o que for necessário desde a construção de estradas, contratação de agrônomos e em alguns casos, até  financiamentos.
A superintendente Patrícia Vasconcellos, que na ocasião representou o secretário Francisco Limma, disse que a SDR teve o papel de articular e dar encaminhamentos a uma deliberação do secretário e do governador Wellington Dias no que se refere à implantação da Unidade de Beneficiamento do Leite. “ Teremos inicialmente que analisar a infraestrutura  e dar continuidade ao  projeto de Assistência Técnica do Emater, onde a prefeitura vai elaborar alguns projetos e disponibilizar a contrapartida com apoio técnico. Também  teremos que verificar quem vai realmente participar, quais os produtores querem empreender, agregar valor a produção de leite do município e das cidades vizinhas.Estamos prevendo o prazo final da elaboração do projeto para o mês de março. Já o projeto técnico deverá ser concluído antes do final do semestre, para logo em seguida ser apresentado ao Governo e aos produtores de São José do Divino” concluiu.
http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/id/29364

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas