Saretta defende intervenção do governo federal para reverter crise do leite

Saretta - A crise no setor leiteiro foi pauta de reunião realizada pelo deputado Neodi Saretta com o Secretário de Estado da Agricultura Moacir Sopelsa
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Saretta defende intervenção do governo federal para reverter crise do leite
Preço pago ao agricultor não cobre o custo da produção.
A crise no setor leiteiro foi pauta de reunião realizada pelo deputado Neodi Saretta com o Secretário de Estado da Agricultura Moacir Sopelsa e representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Meio Oeste Catarinense.
Há tempos o deputado o parlamentar tem feito reuniões e conversado com os produtores de leite, associações e entidades que representam os agricultores na busca de soluções para a crise. Conforme informou o deputado, o Oeste de Santa Catarina produz 75% do leite do estado. “Mesmo com uma grande produção, nos últimos tempos os produtores têm sofrido com o baixo preço pago pelo litro de leite que está, inclusive, abaixo do custo de produção”, relata o deputado. Saretta defende uma atuação urgente do governo federal, pois os cortes feitos em programas sociais que eram mantidos há anos e o desemprego afetaram, diretamente, na crise e no baixo consumo. “O governo precisa voltar a fazer programas sociais e adquirir o leite para possibilitar um retorno para o produtor que está sofrendo muito com a queda no consumo e o baixo preço pago pelo produto”.
Saretta falou também da questão da importação do leite. Ele ressalta que, embora os números digam que não é um percentual tão elevado, toda importação, neste momento em que o estado tem grande oferta de leite, prejudica o produtor. “Os nossos agricultores que produzem leite estão pedindo socorro. É preciso ter uma intervenção rápida do governo para auxiliar esses produtores para que eles continuem na atividade”. A produção do leite catarinense é de basicamente agricultores familiares.
Durante a reunião foi entregue ao secretário a “Carta do Leite” com diversas reivindicações do setor. O encontro foi realizado na Secretaria de Estado da Agricultura, em Florianópolis. Participaram os presidentes dos sindicatos de Herval Velho, Vanessa Parissenti , Dileto de Joaçaba, Genoir Battistoni de Jaborá e Aldo Guaresi gestor ambietal de Jaborá e Eduardo Mauro, secretário da agricultura de Jaborá.
Fonte: Susana Rigo
http://www.radiorural.com.br/noticias/26771-saretta-defende-intervencao-do-governo-federal-para-reverter-crise-do-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas