RS: pequenas e médias indústrias de laticínios apresentam números do setor ao Governo do Estado

Representantes de pequenas e médias indústrias do setor lácteo gaúcho estarão no Palácio Piratini, nesta quinta-feira (31), às 14h30min, para uma audiência com o governador José Ivo Sartori.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O objetivo da visita é chamar a atenção do governo para a representatividade e importância da atividade no Rio Grande do Sul, assunto que será uma das pautas do 3° Encontro Latino-Americano para Pmes Lácteas.

O evento, que acontece de 27 a 29 de abril de 2016, no Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS), é organizado pela Associação das Pequenas Empresas de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS) e Portal Lechero, do Uruguai, sendo a primeira vez realizado no Brasil. Com a melhor capacitação técnica, negocios, casos de associativismo y muitas atividades e atrações. Até o momento, 11 países já confirmaram a presença de suas delegações. Na ocasião, o presidente da Apil, Wlademir Pedro Dall Bosco fará o lançamento oficial do evento e pedirá a presença do governador do Estado no Encontro.

De acordo com a coordenadora do evento, Cecilia Agradi, a Apil decidiu trazer o encontro para o Rio Grande do Sul com o objetivo de oferecer aos interessados a possibilidade de criar oportunidades para a troca de experiências, conhecimentos e negócios para a cadeia do leite em geral. «As pequenas e médias empresas lácteas, em particular, têm requisitos específicos, questões próprias e uma ampla gama de oportunidades para se identificar e tornar-se sustentável ao longo do tempo, assim como melhorar a produtividade e a competitividade», explica.

No Rio Grande do Sul, dados da Apil mostram que nos últimos cinco anos a representatividade das pequenas e médias empresas de lácteos dobrou. Atualmente os associados da entidade produzem 2,3 milhões de litros de leite por dia, o que representa 18% do total da produção gaúcha. Já em relação ao queijo, este número chega a 65% de tudo o que é produzido no Estado. São cerca de 14 mil propriedades em 280 municípios do Rio Grande do Sul envolvidas nesta cadeia, que gera 3,2 mil empregos diretos.

As edições anteriores do Encontro Latino-Americano para as Pequenas e Médias Empresas Lácteas ocorreram em Santa Fé, na Argentina, em outubro de 2013, e em Colonia Del Sacramento, no Uruguai, em agosto de 2014.

Mais informações e inscrições para o evento, que ocorre dentro da Feira Envase Brasil/Brasil Alimenta, podem ser obtidas pelo telefone (51) 3221.3488 ou no site d evento www.pymeslacteaslatinas.org

 

Porto Alegre/RS

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas