RS: laticínios retornarão à Brasília para cobrar compra governamental de leite, diz Sindilat

http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=13995:rs-laticinios-retornarao-a-brasilia-para-cobrar-compra-governamental-de-leite-diz-sindilat
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Leite em pó – Entidades do setor lácteo irão à Brasília na próxima semana para cobrar o governo federal a compra governamental de 50 mil de toneladas de leite em pó e 400 milhões de litros de leite UHT. O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) voltou a defender a medida nesta quinta-feira (05), durante reunião do Grupo de Trabalho da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa que trata sobre a importação do leite em pó do Mercosul.
No encontro, a comissão validou documento que foi entregue no dia 12 de setembro ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, formalizando o pedido de compra. O mesmo documento também foi entregue nesta quinta-feira ao deputado Zé Nunes, que coordenou a reunião.
Com a presença do presidente do sindicato, Alexandre Guerra, a demanda do setor foi debatida como medida emergencial para reverter a situação de crise do setor leiteiro gaúcho. A ida da comitiva a Brasília também será uma oportunidade para reivindicar soluções para a possível triangulação de leite uruguaio.
Segundo o diretor da Farsul, Jorge Rodrigues, é fundamental que se faça uma regulação de produtos importados para atender o abastecimento nacional de forma equilibrada. «São dois pontos-chaves dessa questão: manutenção da suspensão de incentivos de importação e de estoques por via de compras governamentais». O deputado Zé Nunes reiterou a fala, alertando para a necessidade de unidade do setor produtivo. «Precisamos ter uma voz única na questão do leite neste momento».
A reunião também contou com a presença de representantes da Secretaria da Agricultura (Seapi), Ministério da Agricultura (Mapa), Federação da Agricultura do RS (Fetag), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RS (Fetraf), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Instituto Gaúcho do Leite (IGL) e Cosulati.
http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=13995:rs-laticinios-retornarao-a-brasilia-para-cobrar-compra-governamental-de-leite-diz-sindilat

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas