RS: cooperativa de laticínios de Barão participará de edital para obtenção de recursos

O objetivo do encontro foi promover a aproximação entre a equipe da Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul e o Conselho de Administração da Cooperativa.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O anúncio por parte do Governo do Estado de editais para recebimento de propostas para obtenção de recursos via Programa da Agricultura Familiar e Camponesa, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), motivou uma reunião na última sexta-feira (10), entre integrantes da Emater/RS-Ascar e representantes da Cooperativa de Laticínios General Neto, de Barão. O objetivo do encontro foi promover a aproximação entre a equipe da Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul e o Conselho de Administração da Cooperativa.

De acordo com o coordenador da Unidade de Cooperativismo, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Edson Paulo Möhr, além do auxílio ao empreendimento no que diz respeito à sua gestão e educação cooperativista, a UCP pode contribuir para o acesso da cooperativa às linhas de crédito e aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social. «Outra forma de apoio está relacionada ao suporte para a obtenção de recursos voltados a investimentos em máquinas e equipamentos, melhorias tecnológicas, apoio na logística ou mesmo ampliação ou recuperação das unidades agroindustriais», salientou.

Por meio de um dos editais será oferecido R$ 21,5 milhões oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento (Bndes) – Fundo Social, sendo as contratações realizadas com 100% de bônus adimplência via Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).

«Os valores serão repassados a projetos de cooperativas que já tenham sido contemplados na primeira fase do Programa», lembra o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, Dionatan Tavares. Um segundo edital de seleção pública, no qual a cooperativa General Neto se cadastrará, destinará R$ 3,5 milhões, exclusivamente para novos projetos.

As cooperativas interessadas em participar têm prazo até o dia 24 de agosto para apresentar as propostas, de acordo com os editais e o manual operativo que estão disponíveis no site da SDR. Para o presidente da Cooperativa, Valmir Luís Friedericks, todo o apoio ao empreendimento – que completou 70 anos de existência no último mês de abril e é conhecida em todo o Estado pela produção do queijo artesanal Duplex – é bem-vindo. «Possuímos 58 associados ativos, que entregam leite para a nossa cooperativa, número que poderá ser ampliado com os investimentos em máquinas e equipamentos novos, caso sejamos contemplados», destaca.

A reunião da última sexta-feira também contou com a presença do prefeito de Barão, Jeferson Schuster e do diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, além de outros representantes da entidade, entre eles o gerente regional Marcelo Brandoli e o supervisor Álvaro Mallmann. Moura valorizou o cooperativismo como uma excelente alternativa para o fortalecimento da atividade rural. «Conhecemos a entidade e sabemos de sua importância regional, inclusive para os assistidos nossos da Chamada Pública do Leite, sendo essa aproximação um passo muito importante», analisou o diretor técnico.

Fonte: Emater/RS

http://www.paginarural.com.br/noticia/229816/cooperativa-de-laticinios-de-barao-participara-de-edital-para-obtencao-de-recursos

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas