RS avalia retirar vacina contra aftosa em 2019

O governo do Rio Grande do Sul vai solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) uma auditoria para avaliar a execução das metas do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Estado solicitará auditoria ao Mapa para mudar status sanitário antes do prazo estipulado no Pnefa
O governo do Rio Grande do Sul vai solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) uma auditoria para avaliar a execução das metas do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, que visa a suspensão da vacinação contra a doença, e as ações que estão sendo implementadas no Plano Estadual elaborado no Estado pelo serviço de defesa agropecuária da secretaria da agricultura.
Recentemente, o Paraná também registrou a solicitação, tendo auditoria já marcada para o mês de janeiro de 2018. O plano estadual prevê que todas as metas do Ministério da Agricultura sejam atingidas até 2018, permitindo que, em 2019, seja tomada a decisão de retirada total da imunização, dando ao Estado o status de área livre de febre aftosa sem vacinação. No cronograma do Mapa, o Estado está no último grupo, com o fim da imunização prevista para 2021.
A decisão foi tomada, de forma unânime, durante reunião do vice-governador José Paulo Cairoli com o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, o superintendente do Mapa no Estado, Bernardo Todeschini, e entidades do setor produtivo – Farsul, Fetag, Febrac, Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Sindicato das Indústrias de Produtores de Suínos (Sips) e Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), além do próprio Ministério.
A iniciativa tem o objetivo de reforçar a sanidade do rebanho do Estado e ampliar a comercialização do produto gaúcho no mercado externo, uma vez que vários países só importam carnes e derivados de locais que são áreas livres de aftosa sem vacinação. Desde 2002, o Rio Grande do Sul tem o status de área livre de febre aftosa, mas com a vacinação.
“Esta solicitação da auditoria tem como objetivo o avanço de nosso status sanitário e a valorização dos produtos de proteína animal, para que possamos ganhar novos mercados. Também é importante para fortalecer e estruturar ainda mais o serviço de defesa agropecuária, em parceria com o setor privado, o que já vem sendo desenvolvido com o Fundesa, que vêm auxiliando para que tenhamos sua manutenção de forma eficiente. É fundamental ressaltar que enquanto não tomarmos a decisão da retirada da vacinação, os produtores sigam realizando adequadamente a imunização de seu rebanho” , diz Ernani Polo.
Nos próximos dias, o Estado deve formalizar a decisão junto ao Ministério da Agricultura, solicitando a auditoria para emissão de um parecer manifestando as condições do Rio Grande do Sul para suspender a imunização da febre aftosa.
“Acredito que o tema é de fundamental importância para o Estado, que já está há muito tempo trabalhando nesta questão. Entendemos que não podemos é ficar por ultimo no ranking nacional que vislumbra a retirada da vacinação, pois isto não constrói. Precisamos reafirmar nossos posicionamentos, nossa qualidade de trabalho na pecuária com o governo e com as entidades e em paralelo ter em mente que o mercado mundial está consolidando suas posições de suprimento e o Rio Grande precisa saber se posicionar neste contexto”, ressalta o presidente da Farsul, Carlos Sperotto.
Nestor Bonfanti, vice-presidente da Fetag disse que a entidade “acredita ser viável o pedido do governo através do secretário Ernani Polo, mesmo sabendo que não será imediato”.
O Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa prevê um cronograma de ações para os próximos anos com a suspensão da imunização por blocos. A área 1, formada por Acre e Rondônia, será a primeira a deixar de vacinar contra febre aftosa, no primeiro semestre de 2019. A última área a deixar de imunizar é a 5, que engloba o Rio Grande do Sul e Santa Catarina (SC já é considerada área livre sem vacinação), no segundo semestre de 2021. A meta do Mapa é ter todo o território livre de aftosa sem vacinação em 2023.
Fonte: Secretaria de Agricultura do RS

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas