Regra para rótulos pouco clara prejudica empresas alimentícias

Sem clareza e modernização das regras de rotulagem dos alimentos, as fabricantes têm enfrentado dificuldades para atender todas as exigências na hora de expor seus produtos
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Sem clareza e modernização das regras de rotulagem dos alimentos, as fabricantes têm enfrentado dificuldades para atender todas as exigências na hora de expor seus produtos

 

Para as indústrias menores, a dificuldade para entender e adequar as embalagens é ainda maior, além de algumas regras imporem limitações na divulgação de dados no rótulo. “A nossa principal linha de comunicação é a embalagem, porque somos pequenos e não podemos investir muito em outros formatos de divulgação”, conta o diretor executivo da WNutritional, Daniel Feferbaum. A empresa é dona da linha de sucos Luminus.
Segundo o executivo, a estratégia de divulgação dos produtos inclui colocar na embalagem o máximo de informações possível sobre a composição (os ingredientes) Ele destaca, porém, que a regulamentação do setor não permite apontar na embalagem os benefícios da bebida.
“Só podemos colocar no rótulo os ingredientes e contar que o consumidor final vai saber quais benefícios aquelas substâncias proporcionam”, afirma ele.
Avaliação similar é feita pelo gerente de marketing da Superbom, David Oliveira, que considera complicada a adoção de algumas palavras em embalagens de alimentos. “Sempre adquirimos pesquisas de mercado que nos orientam sobre o que o consumidor final busca nas embalagens e como essas informações são decisivas para a venda. Mas aplicar isso ainda é um desafio”, diz ele.
O executivo da Superbom lembra que uma das pesquisas apontava a relevância do uso da expressão “rico em” para estimular a demanda. No entanto, Oliveira explica que a regulação permite apenas o uso desse termo para embalagens com maior volume.
“O piso da legislação para que se possa usar o termo ‘rico em’ é de 100 gramas. Então o problema é quando se quer vender porções em embalagens menores, segmento que têm apresentado melhor desempenho, e não se pode destacar no rótulo que o produto é rico, por exemplo, em fibras”, explica o executivo.
Oliveira cita ainda outros dois casos nos quais a Superbom teve que alterar os produtos e as embalagens para se adequar às regras de rotulagem. No primeiro caso, era um suco da linha light. “Como o próprio suco da fruta possui açúcar, tivemos que reduzir em quase 10% o percentual de suco natural usado para não ultrapassar o limite e poder enquadrar como light”, cita.
Em outro caso, a fabricante, que é conhecida por desenvolver produtos que atendem a demanda de vegetarianos, desenvolveu um produto similar ao queijo, mas sem leite.
“O produto foi lançado como queijo vegano sem leite, mas tivemos que alterar o rótulo, porque para a legislação, todo alimento que se chama queijo tem que vir da origem do leite”, comenta o executivo.
Selo
Para Feferbaum, da WNutritional, uma alternativa para atrair a atenção dos brasileiros foi adotar o uso de selos nas embalagens. “Nos apoiamos muito em certificações, que são fundamentais para mostrar a qualidade e finalidade do produto, como o selo para diabéticos, para a comunidade judaíca e a certificação orgânica”, detalha o diretor.
A Superbom também utiliza selos nas embalagens, como o da sociedade que representa os vegetarianos no Brasil. “Já usamos outros selos, mas deixamos de adotar por causa da legislação, que proibiu um deles”, diz Oliveira.
Fonte: Diário Comércio Indústria & Serviços

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas