Realizada primeira reunião da governança do APL Leite Fronteira Noroeste

O Auditório do Campus SETREM foi sede da primeira reunião da governança do Arranjo Produtivo Local do Leite da Fronteira Noroeste (APL).
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Auditório do Campus SETREM foi sede da primeira reunião da governança do Arranjo Produtivo Local do Leite da Fronteira Noroeste (APL). O encontro reuniu representantes de várias entidades que compõem e/ou apoiam o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite na região, como SETREM, Fahor, Embrapa, IGL, Unijuí, Fema, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Funcap, Emater, prefeitos e secretários municipais. Entre os objetivos da reunião esteve organizar e consolidar a governança, iniciando um processo de articulação das ações que serão desenvolvidas em toda a região Fronteira Noroeste.

Integrando a mesa oficial, o diretor geral da SETREM, Flavio Magedanz, explanou acerca do cenário e importância do leite para a região, enfatizando o curso superior de Tecnologia em Laticínios da Instituição como instrumento para capacitação de profissionais qualificados para atuação neste segmento. “O APL é um marco para a região Fronteira Noroeste, pois contempla ações que envolvem todos os elos da cadeia produtiva do leite”, destaca Magedanz. Na sequência o presidente do Corede Fronteira Noroeste Pedro Büttenbender ressaltou a importância do APL para a região, com fomento à atividade rural, em especial o leite.

Marcelino Colla, presidente da FUNCAP, reiterou o APL como marco da cadeia produtiva do leite, convergindo todos os esforços para contribuir com o sucesso do projeto. O prefeito de Três de Maio Olívio José Casali destacou já existirem diversos projetos na região voltados ao leite, como o Balde Cheio, o Leite Sustentável, o Pró-Leite Noroeste, entre outros, destacando as grandes e pequenas indústrias que atuam no segmento lácteo na Fronteira Noroeste e colocando o executivo municipal à disposição dos projetos que virão a ser desenvolvidos.

Após a mesa oficial desfeita, Diógenes Albring (Funcap) iniciou o debate no evento, destacando o objetivo principal de construir e validar os trabalhos dos conselhos. A Funcap é a responsável por gerir o APL, tendo como função articular, dinamizar e monitorar o programa, promovendo a articulação entre todos os integrantes da cadeia produtiva do leite.

Questões como ações de articulação, montagem de cronogramas, inclusão de bancos e agências de crédito nas comissões, recursos da Consulta Popular e necessidade de criação de modelo que chegue ao produtor estiveram entre os assuntos debatidos. Entre os próximos passos está a realização de fóruns em cada município integrante do Arranjo Produtivo Local do Leite da Fronteira Noroeste.

http://www.radioprogresso.com.br/seguranca?pg=desc_noticia&id=22676&nome=Realizada%20primeira%20reuni%C3%A3o%20da%20governan%C3%A7a%20do%20APL%20Leite%20Fronteira%20Noroeste&cat=Geral

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas