Rabobank recomenda cautela com recuperação do preço do leite

O último leilão da plataforma GlobalDairyTrade (GDT) registrou seu maior aumento em meses, com quase todas as categorias de lácteos aumentando, resultando em um aumento médio de 7%.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O último leilão da plataforma GlobalDairyTrade (GDT) registrou seu maior aumento em meses, com quase todas as categorias de lácteos aumentando, resultando em um aumento médio de 7%. Os preços do leite da Europa também aumentaram nas duas últimas semanas. Entretanto, o especialista em lácteos do Rabobank, Kevin Bellamy, disse que o excedente na exportação ainda levará um tempo para ser removido do sistema.

“O crescimento na produção está definitivamente diminuindo, com uma redução de 10% esperada agora na América do Sul devido ao excesso de chuvas na Argentina e aos maiores custos no Brasil. O crescimento na produção nos Estados Unidos também está desacelerando”. Bellamy também notou que que os processadores chineses se voltam a importações mais baratas. A produção de leite também está declinando na Europa, enquanto os produtores australianos e neozelandeses abatem mais vacas.

Entretanto, o analista disse que “não houve uma evacuação em massa” na produção leiteira como alguns tinham previsto na Nova Zelândia, apesar do baixo preço médio nos últimos 12 meses. As taxas de abate aumentaram em menos de 10%, e a produção da Nova Zelândia permaneceu atipicamente alta na segunda metade da estação devido às condições excepcionais de crescimento da pastagem. Além disso, as atuais incertezas geradas pelo Brexit prejudicarão as condições de mercado para os exportadores irlandeses à Inglaterra no próximo ano, segundo ele. Os baixos preços do petróleo também continuarão prejudicando a demanda dos mercados da África e Oriente Médio.

Bellamy acredita que a produção de leite encontrou um “novo equilíbrio” dentro da Europa, que evitará outro aumento massivo na produção, à medida que as condições de mercado melhoram. “As limitações ambientais e de terra vão limitar a capacidade dos holandeses, por exemplo, de aumentar mais”.

Ele também alertou que o lobby dos produtores rurais franceses que estão descontentes continuará pressionando por mais controles na oferta de leite. “A França estava muito irritada porque seu modelo para redução nas ofertas de leite foi ignorado na Europa por países como Holanda e Irlanda, de forma que eles farão um forte lobby por aumento dos controles”.

As informações são do Independent.ie, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas