Proteína para vacas leiteiras: 3 coisas que você precisa saber antes de formular dietas

Muitas vezes, as dietas tradicionalmente oferecidas a vacas leiteiras apresentam teores excessivos de proteína, o que, além de representar prejuízos econômicos, impacto ambiental, pode também comprometer o desempenho reprodutivo de rebanhos leiteiros.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Muitas vezes, as dietas tradicionalmente oferecidas a vacas leiteiras apresentam teores excessivos de proteína, o que, além de representar prejuízos econômicos, impacto ambiental, pode também comprometer o desempenho reprodutivo de rebanhos leiteiros.
Desta forma, se faz necessário conhecer alguns conceitos importantes antes de formular dietas e definir as fontes e teores de proteína que serão utilizados no rebanho.
1. O que são proteínas?

Do ponto de vista estrutural, proteínas são cadeias de aminoácidos (AA), unidos por ligações peptídicas. São macromoléculas presentes nas células, com funções diversas como componentes estruturais, funções enzimáticas, funções hormonais, recepção de estímulos hormonais e armazenamento de informações genéticas.
2.O que normalmente se utiliza na formulação de dietas?

Do ponto de vista nutricional o que se utiliza para cálculos nas dietas de ruminantes é o termo Proteína Bruta (PB) que nada mais é que: o resultado de uma análise laboratorial do teor de nitrogênio de uma amostra de alimento, multiplicado por 6,25 pois, a proteína tem em sua composição 16% de nitrogênio.
No entanto, o nitrogênio desta análise contempla além do nitrogênio presente na fração proteica, o nitrogênio não proteico também, representado por: AA livres, peptídeos, ácidos nucléicos, aminas e amônia. Isso é de extrema importância porque cada tipo de nitrogênio se comporta de um jeito no organismo do animal, impactando o fornecimento real de proteína ao ruminante.
Desta forma, diversos estudos demonstram que a fração de Proteína Bruta não traz informações suficiente para formular dietas e muitas vezes explica a baixa eficiência na utilização do nitrogênio na prática.
3.O que a vaca realmente necessita?

Via de regra, as vacas não precisam de proteína, o que elas precisam é de aminoácidos.
O que isso quer dizer então? De todo o nitrogênio e fração proteica fornecida, o que a vaca absorve em seu intestino delgado são aminoácidos: sejam eles provenientes da proteína fornecida na dieta, da proteína endógena ou da proteína microbiana que chega no intestino delgado dos animais.
A fração de aminoácidos absorvida e utilizada para as funções vitais, para mantença, gestação e produção é conhecida como Proteína Metabolizável. Esta é a fração de proteína utilizada pelos modelos nutricionais atualmente e que mais se aproxima do que o animal de fato utilizará.
A eficiência de utilização da proteína metabolizável depende de uma série de fatores como o perfil de aminoácidos, disponibilidade de energia e estímulos hormonais.
Para quem quer entender melhor estes conceitos e aprender como aumentar a eficiência da utilização de proteínas em dietas de bovinos leiteiros, já está disponível no EducaPoint o curso online “Nutrição de vacas leiteiras- Proteínas”, com a instrutora Marina Danés (UFLA).
Assinando o EducaPoint por apenas R$75/mês você terá acesso a esse curso e a diversos outros treinamentos para a pecuária leiteira, podendo rever temas importantes e atualizar os seus conhecimentos. Experimente gratuitamente clicando aqui!
Clique no link e confira o conteúdo completo deste treinamento: “Nutrição de vacas leiteiras- Proteínas”.
 
https://www.milkpoint.com.br/sobre-o-site/novas-do-site/proteina-para-vacas-leiteiras-3-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-formular-dietas-105546n.aspx

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas