Propriedade em Sampaio com foco de tuberculose é interditada

O futuro da família de Heitor Antônio Kerber, 58 anos, neste momento, é só de incertezas. A propriedade na Vila Sampaio está interditada pela Inspetoria Veterinária por conta da tuberculose bovina.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O futuro da família de Heitor Antônio Kerber, 58 anos, neste momento, é só de incertezas. A propriedade na Vila Sampaio está interditada pela Inspetoria Veterinária por conta da tuberculose bovina. Kerber, que integra a lista dos maiores produtores de leite de Mato Leitão, já perdeu mais de 60 animais que tiveram teste positivo.

O primeiro sinal da doença apareceu em abril deste ano. Naquele momento, o produtor contava com 180 animais entre vacas e novilhas das raças Holandês e Jersey. A produção de leite girava em torno de 1.800 litros/dia. Kerber trabalha na atividade há cerca de 30 anos e nunca enfrentou uma situação tão difícil. ‘As vacinas e os testes dos animais sempre estiveram em dia. Há quatro anos teve três casos suspeitos de tuberculose e nada mais. Não dá pra acreditar no que está acontecendo agora’, lamenta.
Kerber já foi comunicado pelas autoridades sanitárias que o restante do rebanho também será abatido, no chamado «vazio sanitário». A data ainda não foi marcada, mas deverá ocorrer nas próximas semanas. Somente de vacas em lactação são 58 animais. ‘Não sei como vou enfrentar isso. Acordar todos os dias e não ver nenhum animal nos galpões e pastagens’, disse. A tuberculose é uma doença preocupante que causa prejuízo econômico e afeta a saúde pública.

SUSTENTO
Sem a produção de leite, Kerber não sabe como garantirá o sustento da família. Além de perder todo o plantel ele não terá o rendimento diário com o leite ao longo de um ano. Além disso, todas as instalações e equipamentos usados na produção leiteira ficarão parados por um ano. Recentemente, o produtor fez um novo investimento com a construção de um galpão, custo de R$ 60 mil. ‘A família não terá mais renda. Com certeza, o momento é muito difícil’, disse Iliceu Burghardt, secretário da Agricultura, que acompanha o caso.

DOENÇA
A tuberculose é uma doença que se torna crônica nos animais e é transmissível para o homem. Nos bovinos, a doença causa lesões em diversos órgãos e tecidos, como pulmões, fígado, baço, úbere e até nas carcaças. No homem, a maioria dos casos ocorre em jovens e resulta da ingestão ou manipulação de leite contaminado.

ALERTA
– Não existe vacina nem tratamento para a tuberculose bovina, portanto a prevenção é a chave do controle.
– O produtor deve ter o cuidado de adquirir apenas animais negativos ao teste intradérmico para tuberculose. Quando os animais não tiverem esse teste, o produtor deve solicitar o exame a um médico veterinário habilitado antes de realizar a compra.
– Não se deve ingerir leite e derivados crus. Esses são veículos de diversas doenças, incluindo tuberculose.

DOENÇA
A tuberculose bovina é provocada pela Mycobacterium bovis. O animal geralmente contrai a bactéria através do contato direto com um animal positivo, por via respiratória ou via digestiva – pela ingestão de alimento, de pastagem ou água contaminados.

Propriedade em Sampaio com foco de tuberculose é interditada

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas