Projeto proíbe o uso da palavra leite em produtos de origem vegetal

Leite vegetal - A Câmara dos Deputados analisa Projeto de Lei (10556/18) que proíbe o uso da palavra "leite" em embalagens e rótulos de alimentos que
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados / Reunião Ordinária. Dep. Tereza Cristina (DEM - MS) Tereza Cristina: consumidor é induzido a crer que, ao adquirir um produto de origem vegetal, está ingerindo alimento similar ao leite de mamíferosVinicius Loures/Câmara dos Deputados / Reunião Ordinária. Dep. Tereza Cristina (DEM – MS)
Tereza Cristina: consumidor é induzido a crer que, ao adquirir um produto de origem vegetal, está ingerindo alimento similar ao leite de mamíferos

A Câmara dos Deputados analisa Projeto de Lei (10556/18) que proíbe o uso da palavra «leite» em embalagens e rótulos de alimentos que não tenham como base o leite de origem animal.
Pelo projeto, também serão exclusivamente reservadas aos produtos lácteos os termos: queijos e seus derivados; manteiga; leite condensado; requeijão; creme de leite; bebida láctea; doce de leite; leites fermentados; iogurte; coalhada; cream cheese; e outras admitidas em regulamento.
Autora do projeto, a deputada Tereza Cristina (DEM-MS) critica o fato de a palavra «leite» estar sendo utilizada não apenas quando se trata do líquido branco alimentício que é segregado pelas mamas de fêmeas de mamíferos, mas também quando se trata de qualquer suco vegetal branco ou esbranquiçado.
«Além de criar uma concorrência dos produtos de origem vegetal com os de origem animal, o consumidor é induzido a crer que, ao adquirir um produto de origem vegetal, está ingerindo alimento similar ao leite de mamíferos», disse.
A deputada observa que na União Europeia a questão está regulamentada (Regulamento Europeu 1.308//13) e as denominações «leite», «soro de leite», «manteiga», «nata», «queijo», «leitelho» e «iogurte» são de uso exclusivo de produtos lácteos.

Tramitação

O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
https://www.douradosagora.com.br/noticias/politica/projeto-proibe-o-uso-da-palavra-leite-em-produtos-de-origem-vegetal

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas