Projeto prevê preço mínimo a produtores de leite

Vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE), o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) confirmou a análise, nos próximos dias, de um projeto que pode garantir aos produtores de leite de todo o país um preço mínimo
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A queda acentuada dos preços do produto nos períodos de safra é um problema enfrentado há décadas por pequenos e médios produtores de leite, em várias regiões do país, mas que pode estar perto de ser superado.

Segundo o senador Raimundo Lira, o Projeto de Lei da Câmara (PLC 215/2015), que autoriza o Executivo a incluir o leite na pauta dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), está na pauta da CAE.

A matéria determina a alocação de recursos nas leis orçamentárias anuais visando cobrir os gastos decorrentes da inclusão do leite na política de preços mínimos.

A medida dará maior segurança para os pequenos produtores, considerando que a atividade leiteira, em que pese a recente tecnificação alcançada pelos produtores, continua vulnerável a fortes oscilações dos preços do produto final, colocando em risco o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva.

Com alguns açudes praticamente secos e enfrentando uma grande crise hídrica, produtores de leite do Cariri paraibano vêm investindo na criação de caprinos e na venda do leite das cabras. Adaptados ao calor, estes animais conseguem viver com mais tranquilidade.

Com a introdução de tecnologia dentro do sistema de produção, o Estado da Paraíba se transformou no maior produtor de leite de cabra do país, chegando a produzir, no seu auge, algo em torno de 20 mil litros de leite de cabra por dia.

MaisPB com assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas