Projeto pretende evitar fraudes no leite

Matéria tramita na AL pretende garantir a qualidade do produto durante produção, transporte e comercialização
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Matéria tramita na AL pretende garantir a qualidade do produto durante produção, transporte e comercialização
Para coibir fraudes e adulterações do leite o Governo do Estado está propondo um regramento para o transporte e a comercialização do produto. A proposição foi construída pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação – Seapi, entidades representativas dos produtores, indústria láctea, Assembleia Legislativa e do Ministério Público e aponta regras para toda a cadeia produtiva leiteira.

O projeto foi protocolado na quarta-feira, 11, e ontem ingressou na pauta da Assembleia Legislativa e deve tramitar entre as comissões da Casa.
O texto da matéria determina que, somente podem ser fornecedoras de leite cru as propriedades que estiverem cadastradas junto ao Departamento de Defesa Agropecuária – DDA,da SEAPI.
Estas propriedades devem estar regularizadas com as obrigações sanitárias, e todos os bovinos com idade superior a seis semanas, devem estar imunizados, conforme determina os programas oficiais de controle e erradicação de tuberculose e brucelose. A propriedade que não obedecer estas determinações não poderão enviar o produto aos Postos de Refrigeração ou a estabelecimento de processamento de leite.

COMERCIALIZAÇÃO
O leite cru poderá ser comercializado entre produtores de leite, estabelecimentos de processamento do produto ou com os postos de refrigeração. Também estará permitido que seja feita a comercialização entre os postos de refrigeração e estabelecimentos de processamento. O texto determina que estes estabelecimentos poderão fazer apenas a comercialização do produto ‘pré-beneficiado’, devidamente registrado no serviço de inspeção sanitária oficial.
As associações ou cooperativas de produtores, constituídas legalmente, poderão comercializar o produto aos estabelecimentos de processamento ou postos de refrigeração de leite, restringindo-se à produção de seus associados.
Os estabelecimentos deverão informar o destino e o volume do leite comercializado com o estabelecimento recebedor, incluindo razão social, CNPJ, localização e número de registro no órgão fiscalizador.

TRANSPORTE
As transportadoras deverão estar, obrigatoriamente, vinculadas com os estabelecimentos de processamento ou postos de refrigeração de leite, limitando-se à prestação de serviço de transporte.
Tanto os estabelecimentos de processamento, como os postos de refrigeração serão responsáveis por cadastrar e repassar as informações sobre os transportadores de leite cru para SEAPI. A secretaria terá a responsabilidade de publicar no site oficial a lista de transportadores autorizados a exercer a atividade.
Além disso, o transportador deve receber treinamento que contemple os requisitos mínimos exigidos pelo Serviço Oficial de Fiscalização, através de normativa específica, para proceder à coleta de leite cru e seu transporte a granel, promovido pelos estabelecimentos de processamento ou pelos postos de refrigeração de leite. O treinamento deverá ser comprovado mediante apresentação de certificado emitido pela entidade responsável.
A regulamentação vai exigir a apresentação de um relatório mensal contendo as informações de volume de leite e a relação de produtores que tiveram leite cru rejeitado na coleta e o nome do transportador responsável pela carga.

MULTA
Se o texto for aprovado pelos parlamentares na integra, aqueles que descumprirem aos apontamentos determinados pela legislação ficarão sujeitos ao pagamento de multa.

Projeto pretende evitar fraudes no leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas