Projeto garante aumento de produção de leite

Apesar do Estado do Ceará caminhar para o quinto ano consecutivo de estiagem, produtores, poder público, técnicos, vem se empenhando cada vez mais para superar as dificuldades e melhorar a convivência com um cenário de seca e limitações produtivas.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Apesar do Estado do Ceará caminhar para o quinto ano consecutivo de estiagem, produtores, poder público, técnicos, vem se empenhando cada vez mais para superar as dificuldades e melhorar a convivência com um cenário de seca e limitações produtivas.

Um dos principais projetos mais bem sucedidos nessa realidade está a 216 quilômetros de Fortaleza, no município de Quixeramobim, a principal bacia leiteira do Estado do Ceará. O Infoleite, iniciado em 2005 por técnicos veterinários com apoio da Prefeitura de Quixeramobim e da empresa de laticínios Betânia vem atuando na reprodução, nutrição, sanidade e gestão dos rebanhos bovinos, através de técnicas como a inseminação artificial e novos sistemas de alimentação.

Cerca de 110 pessoas entre produtores, técnicos da Ematerce, empresários, o prefeito de Quixeramobim Cirilo Pimenta, o coordenador da Coape (Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária da Secretaria de Desenvolvimento Agrário), Márcio Peixoto, o presidente da Associação Comunitária Pasta José Arnon Patrício, Wilma Almeida, articuladora do Sebrae de Quixeramobim e o empresário Luiz Girão, sócio da empresa de Laticínios Betânia, participaram do encontro, que marcou a demonstração do Projeto de Silagem de Milho Reidratado

O projeto Infoleite vai para a segunda fase e a demonstração de uso do milho reidratado na alimentação animal aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), na sede da Associação Comunitária Pasta, no município de Quixeramobim, com os primeiros resultados do projeto de Desenvolvimento de Pecuária de Leite de Quixeramobim.
Melhoramento Genético

De acordo com o técnico veterinário Rafael Águido, o uso do grão úmido reidratado na dieta dos animais tem melhorado a digestabilidade em 84% das vacas leiteiras, o que tem garantido melhores resultados produtivos do rebanho. ?Atualmente, 141 produtores estão sendo assistidos, 310 animais estão inseminados e 2.299 vacas estão em processo de lactação, o que representa 66% do rebanho assistido pelo projeto?, explicou Rafael completando que o processo de melhoramento genético do rebanho tem sido uma das fases importantes do projeto, que conta a doação de cinco mil doses de sêmem, 10 inseminadores e 100 animais prenhezes (que em poucos meses darão cria a 100 novos animais melhorados geneticamente).

Com o melhoramento genético do rebanho, a produtividade de leite tem alcançado um aumento entre 10% a 15% comparado a anos anteriores. Para o coordenador da Coape Márcio Peixoto, com a adoção de novas técnicas para alimentação animal como o milho reidratado e o trabalho da SDA com a distribuição de tanques de resfriamento, botijão de sêmem. ?Vimos na FestBerro o grande potencial que é o setor de ovinocaprino e precisamos aperfeiçoar esse processo produtivo. Foram quase dois mil animais no evento. O trabalho que estamos fazendo com uso da palma e sorgo forrageiro para alimentação animal tem sido, também, fundamental nesse período de estiagem. Esse projeto em Quixeramobim é um caso que merece todo nosso apoio?, disse

http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/14926-projeto-garante-aumento-de-producao-de-leite

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas