Projeto Balde Cheio quer combater baixa produção de leite no Amapá

Técnicas estão sendo demonstradas para pecuaristas na 51ª Expofeira. Amapá só produz 10% do que é consumido no estado, informou o Sebrae.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Técnicas estão sendo demonstradas para pecuaristas na 51ª Expofeira.
Amapá só produz 10% do que é consumido no estado, informou o Sebrae.

Pecuaristas que comercializam leite no Amapáx estão sendo orientados sobre novos métodos para aumentar a produção.

O projeto Balde Cheio, que está sendo desenvolvido na 51ª Expofeira do Amapá, pelo Sebrae e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ensina técnicas que melhoram a qualidade do leite e reduzem os custos para a criação de animais.

De acordo com o gestor de projetos do Sebrae, Isaac Andrade de Oliveira, a iniciativa surgiu no estado por conta da baixa produtividade registrada. Segundo ele, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Amapá só produz 10% que é consumido no estado.

“O restante é importado de outros estados. A nossa proposta é criar uma unidade demonstrativa dentro da Expofeira para apresentar o programa e as tecnologias para que os pecuaristas possam aderir a esta nova metodologia, que reduzirá custos e incentivará a produção”, disse.

O gestor fala que a demonstração experimental durante a feira trabalha com 4 vacas, que são alimentadas diariamente em uma área com vegetação própria do projeto.

Além disso, palestras são ministradas para 20 pecuaristas leiteiros de todo o estado, que conhecerão as metodologias do projeto.

Tecnologia
Os pesquisadores desenvolveram técnicas que permitem melhorar a qualidade do leite ordenhado mediante a organização alimentar do animal. Para isto, segundo Oliveira, é necessário o manejo adequado do pasto, que vai permitir ao produtor alcançar a sustentabilidade da propriedade.

“Desta forma são cultivados capins de determinadas variedades, cujas espécies são cuidadosamente separadas. A partir deste arranjo, a rotina de alimentação do animal é readequada e ele passa a comer os diferentes capins com uma rotatividade definida”, explicou.

Enquanto algumas espécies crescem novamente, outras estão prontas para o consumo. O ciclo das diferentes espécies vai garantir a sustentabilidade do pasto, sem a degradação do consumo desenfreado.

http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2015/11/projeto-balde-cheio-quer-combater-baixa-producao-de-leite-no-amapa.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas