Produção de queijos cresce em Venda Nova do Imigrante, no Sul do ES

Produção de queijos está crescendo em Venda Nova do Imigrante, na região Serrana do Espírito Santo. O aumento é de 10% em relação ao ano passado.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O crescimento é fruto de todo um processo, que vai desde a produção do leite nos currais até a comercialização do queijo.
A produção de queijos está crescendo em Venda Nova do Imigrante, na região Serrana do Espírito Santo. O aumento é de 10% em relação ao ano passado.
A primeira etapa de produção acontece ainda no curral. Há todo um manejo especial, desde a alimentação da vaca até a forma de fazer a ordenha, que segundo o produtor Sérgio Mareto é diferenciada em sua propriedade.
«Só faz a ordenha depois que lava o curral. Aqui é tudo mecânico, não há contato manual. Feito a ordenha, vai para o tanque de leite para ficar na temperatura de 4 graus, que é a recomendada», disse.
De acordo com Sérgio, 23 vacas garantem a renda da propriedade e o leite que sai de lá vai direto para uma fábrica de laticínios da região. O leite é enviado para a Associação dos Agropecuaristas de Venda Nova do Imigrante, que faz transforma a matéria prima em queijo, que depois é comercializado.
Segundo a gerente administrativa da associação, Ana Ilda Milagre, a produção deste ano aumentou 10% em relação ao ano passado. «Dá em torno de uns 30kg por dia», ressaltou.
Ela disse, ainda, que as vendas seguem o mesmo caminho da produção, já que a associação busca expandir os mercados, ao atender todas as regiões do estado.
«Já estamos conseguindo atender Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá e Colatina. Com essa crise, nós tivemos a necessidade que buscar uma região nova», explicou Ana.
Onze tipos de queijos
Quejo do Imigrante, especialmente desenvolvido em Venda Nova (Foto: Reprodução/TV Gazeta) Quejo do Imigrante, especialmente desenvolvido em Venda Nova (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Quejo do Imigrante, especialmente desenvolvido em Venda Nova (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Uma outra queijaria em Venda Nova do Imigrante, que tem apenas dois anos de funcionamento, já produz onze tipos de queijos.
«Produzimos entre 150 kg e 180 kg de queijo por semana. Parte da produção tem um giro rápido, já vai direto para o mercado, como os queijos frescais, os minas padrão. Mas temos também queijos de maturação maior, que ficam uma ano na câmara até chegar ao ponto ideal para a venda, que é o caso do parmesão», explicou o produtor rural Luciano Stelzer.
A qualidade é a principal preocupação do produtor. São queijos finos, que são vendidos no próprio município.
A queijaria até desenvolveu uma receira própria: o queijo do imigrante. «Nosso queijeiro desenvolveu essa receita e tem feito bastante sucesso. É uma homenagem a Venda Nova, ao imigrante italiano que veio para cá», finalizou Luciano.
http://g1.globo.com/espirito-santo/agronegocios/noticia/producao-de-queijos-cresce-em-venda-nova-do-imigrante-no-sul-do-es.ghtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas