Produção no país cresceu menos em 2015

Queijos - O crescimento da produção de queijos no Brasil perdeu fôlego em 2015.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 Depois de aumentar a taxas entre 8% e 9% em anos anteriores, o avanço foi bem mais modesto, de 2,9%, no ano passado sobre 2014 e alcançou 1,105 milhão de toneladas, segundo estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ).

O número se refere aos queijos produzidos por empresas com SIF (Serviço de Inspeção Federal). A desaceleração tem duas razões, de acordo com a entidade: a escassez de leite no Brasil em 2015 e a queda no consumo no segundo semestre do ano passado em decorrência dos efeitos da crise econômica na renda da população brasileira. A Abiq mantém cautela sobre as estimativas para este ano. No entanto, as previsões iniciais indicam estabilidade na produção ou mesmo uma «eventual queda». Isso porque o cenário de falta de matéria­prima no país para produzir lácteos persiste assim como a demanda mais restrita por parte do consumidor. A associação, que reúne 60 empresas de queijos do país, pondera que o consumo do produto costuma crescer no período de inverno, o que também poderia influenciar a produção. A despeito da recente perda de «dinâmica» no consumo de queijos no Brasil, o CEO da Lactalis do Brasil Marek Warzywoda, avalia que «existe um potencial gigante para ampliar essa categoria» no mercado nacional. Os números do consumo per capita corroboram essa avaliação. Enquanto no Brasil, foram 5,4 quilos per capta ano passado, em países como Chile e Argentina, a demanda por habitante supera os 10 quilos, observa o executivo. Ele nota ainda que a maior parte do consumo no Brasil está focada em queijos básicos, como mozzarella em peça, queijo prato e requeijão. A Lactalis, no entanto, está focada em queijos finos, de maior valor. «Queremos desenvolver essas categorias [queijos finos] aqui no Brasil», afirma. Conforme os dados da Abiq, a mozzarella representa cerca de 30% da produção total de queijos no Brasil. Já os queijos finos têm uma fatia bem menor, de 6,5%. Levantamento da Eumonitor mostra que as vendas de queijos no varejo nacional em 2015 somaram R$ 19,406 bilhões.

http://www.terraviva.com.br/site/index.php?option=com_k2&view=item&id=6246:producao-no-pais-cresceu-menos-em-2015

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas