Produção de leite ficou 5,4% mais cara

Alta no preço dos insumos cotados em dólar impactou no valor da produção em 2015, aponta Scot Consultoria
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A alta do preço dos insumos cotados em dólar, como fertilizantes e suplementos minerais, e o avanço da cotação doméstica do milho elevaram os custos de produção do leite em 5,4% em 2015 ante 2014, conforme aponta a Scot Consultoria em seu Índice de Pecuária Leiteira.

De acordo com os analistas Juliana Pila e Rafael Ribeiro, na mesma base de comparação, o preço do leite recuou 2,2%. Com isso, a rentabilidade média para rebanhos de alta tecnologia caiu de 7,9% em 2014 para 1,7% no ano passado.

Já a pecuária leiteira de baixa tecnologia teve prejuízo, fechando o ano novamente no negativo, em -7,6%, o pior resultado na comparação com várias outras atividades agropecuárias analisadas pela consultoria e recuo maior ainda ante o resultado de 2014, que foi de -3,8%.

A perspectiva não é de melhora para o setor em 2016. “Além da economia ruim, que deverá continuar afetando diretamente o consumo, principalmente dos produtos de maior valor agregado, os preços dos insumos deverão permanecer em patamares elevados, com grande influência do dólar”, afirmam os analistas da Scot em relatório.
Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas