Produção de leite cai no estado e consumidor percebe aumento do preço

Produção de leite - O Tocantins produz 300 milhões de litros por dia, mas na época de estiagem, a produção cai até 50%. Por isso, o valor do produto aumenta
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Tocantins produz 300 milhões de litros por dia, mas na época de estiagem, a produção cai até 50%. Por isso, o valor do produto aumenta quase que na mesma proporção.

Consumidores percebem aumento no valor do leite

Consumidores percebem aumento no valor do leite

Os consumidores perceberam o aumento no preço do leite no estado. O Tocantins produz 300 milhões de litros por dia. É o terceiro produtor da região norte, mas na época de estiagem, a produção cai até 50%. Por isso, o valor aumenta quase na mesma proporção.

Os laticínios estão pagando de 20% a 30% a mais pelo preço do litro do leite in natura. Quando o produto chega aos supermercados, fica ainda mais caro para o consumidor.

A administradora Taciana Costa olhou, conferiu e decidiu não vai levar o leite porque o preço estava nas alturas. «Vou pesquisar mais, esperar baixar um pouquinho ou ver se encontro uma promoção», diz.

A secretária Nilde do Carmo até que levou três caixinhas. Reclamou do preço, mas não tinha outra opção. «Na realidade não gosto desse leite, estou procurando o in natura, mas está difícil, então a gente arrisca levar esse.»

O litro do leite pode ser encontrado a quase R$ 4. O veterinário da Secretaria Estadual de Agricultura, Tiago Túlio, explica o porquê.

«Tem a ver com um pouco da queda da produção do milho safrinha, que a gente teve tanto no estado, quanto em nível nacional. A gente sabe que o milho é o principal componente das rações dos bovinos. Se tem queda na produção, o produtor deixa de investir e consequentemente a produção do animal cai ainda mais nesse período seco. Tem também a questão dos laticínios estarem pagando um pouco a mais do preço do leite, pela baixa oferta que tem no mercado.»

https://g1.globo.com/to/tocantins/post/2018/08/06/producao-de-leite-cai-no-estado-e-consumidor-percebe-aumento-do-preco.ghtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas