#Presidente do STR de Ijuí considera 2013 como ano positivo para agricultura familiar

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O ano de 2013 pode ser considerado bom para a agricultura familiar, porém com algumas questões que precisam ser melhoradas, segundo avaliação feita hoje pela manhã, 26, na RPI pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Carlos Karlinski.

 

 

 

Disse que o destaque ficou pelas boas safras de soja e trigo, além do incremento do processo de diversificação. Um dos pontos negativos foi o problema com a indústria Latvida que até agora não pagou todos os produtores de leite da região em razão dos problemas econômicos que levaram ao fechamento da empresa sediada em Estrela.

 

 

 

Karlinski ainda frisou a situação pendente desde o ano passado na Cotrijuí que não pagou totalmente os valores da conta corrente para os associados. No caso do trigo, Carlos Karlinski alertou para o fato que mesmo com o bom rendimento deste ano, os preços não confirmaram a expectativa de alta.

 

 

 

O endividamento agrícola diminuiu, o que é uma boa informação, porém o líder sindical ressalta que grandes decisões agrícolas ficaram pendentes. Carlos Karlinski ressalta a necessidade de pensar em melhor garantia para comercialização da produção.

 

 

 

Outra preocupação destacada é com a chamada estrangeirização da terra, quando grupos de outros países adquirem áreas no Brasil. Esses desafios mencionados fazem parte da pauta de trabalho da futura gestão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, recentemente reeleita. Karlinski, que foi reeleito para presidente, observou, ainda, o foco para melhorar a sucessão rural, visto que o meio rural está envelhecendo.

 

http://radioprogresso.com.br/?pg=desc_noticia&id=6198&nome=Presidente%20do%20STR%20de%20Iju%C3%AD%20considera%202013%20como%20ano%20positivo%20para%20agricultura%20familiar&cat=Agricultura

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas