Preço do leite sobe pela quinta vez no ano

Preço do leite - Desde o começo do ano, o preço do leite já passou por cinco reajustes. Em entrevista à TV Integração, o agrônomo da Emater Petrônio José da
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Desde o começo do ano, o preço do leite já passou por cinco reajustes. Em entrevista à TV Integração, o agrônomo da Emater Petrônio José da Silva explicou que os últimos dois aumentos podem ser explicados pela paralisação dos caminhoneiros e o período de entressafra no campo, que aumenta os custos de produção.
“Nós estamos no período de entressafra. E durante esse período é onde temos problemas com baixa qualidade da pastagem e alta nos insumos, que seriam a soja e o milho, que usamos para fazer a ração do gado. Coincidindo com esse período, nós temos todos os anos o aumento no valor do leite nesse período e isso reflete nos supermercados”, comenta.
Entretanto, Petrônio Silva afirma que, além da entressafra, a queda no número de produtores também é responsável pela alta do preço do leite. “Nos últimos doze meses, mais de 150 pequenos produtores desistiram da atividade em Uberaba. A baixa remuneração nos últimos anos ao produtor de leite fez com que esse pessoal saísse da atividade”, pontuou.
Conforme dados do levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no País o aumento no preço do litro do leite chegou a até 15%. Entretanto, nos supermercados de Uberaba o reajuste varia entre 4% e 22%. E o agrônomo da Emater ressalta que a melhora nos preços só deve acontecer nos próximos meses. “Começou o período de chuva, aumentou a pastagem e consequentemente aumentamos a quantidade de leite. Mas, se os nossos governantes não tiverem uma política do leite para o pequeno e médio produtor, nós vamos continuar na mesma e a tendência é que tenhamos mais baixas na produção”, concluiu. (DC)
https://www.jornaldeuberaba.com.br/preco-do-leite-sobe-pela-quinta-vez-no-ano/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas