Preço do leite sobe e consumidores reclamam da alta no noroeste paulista

Nos últimos doze meses, o preço do leite aumentou em 18,90%. Segundo a Apas, a oferta de leite está menor do que procura.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O preço do leite subiu no noroeste paulista e os consumidores têm reclamado da alta. De janeiro a abril deste ano, o preço do litro do leite subiu mais de 13%. Nos últimos doze meses, a alta foi de quase 20%, exatamente 18,90%. Em um supermercado de São José do Rio Preto (SP), o litro do leite de caixinha mais barato, que em janeiro custava R$ 2, 89, está R$ 3,59.

A consultora Joyce Ribeiro diz que não fica sem tomar leite pela manhã, mas comenta que nos últimos meses o café da manhã tem ficado mais caro. «Tomo leite todo dia, não fico sem, a gente tem que ir se adequando com estes reajustes nos preços», diz.

De acordo com a Associação Paulista dos Supermercados (Apas), o preço do leite subiu porque a oferta está menor do que procura. O diretor regional da Apas, Marcos Rogetta, afirma que é um período de entressafra e, além disso, os produtores trocaram a pecuária de leite pela de corte. «A previsão é subir mais um pouco devido à escassez do leite e isso faz o preço aumentar.»

A estudante Vânia Souza também não fica sem leite em casa por causa do filho de seis anos. «O preço subiu muito, está difícil, tem que apertar o orçamento para poder comprar, não tem jeito porque tenho que comprar», afirma.

O gerente de compras de um supermercado de Rio Preto, Fábio Nonato, explica que já tem laticínios sem leite para entregar e assim fica difícil negociar preços. «O fornecedor tem repassado custo maior para a compra, com isso o preço de venda também aumenta», explica.

A costureira Maria Isabel Lopes reclama que está tudo caro. «Em todos os lugares é o mesmo preço, não tem onde escolher», diz. O aposentado Orivaldo Bento Soares sempre gostou de leite, mas comenta que não tem bebido como antes. «Tem que se virar com meio litro para caber no orçamento.»

http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2016/06/preco-do-leite-sobe-e-consumidores-reclamam-da-alta-no-noroeste-paulista.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas