Preço do leite ao produtor recua pelo quinto mês seguido enquanto custo de produção registra nova alta

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Ritmo da queda diminuiu, mas ainda assim, expectativa é que próximo pagamento também tenha novos recuos
O mercado leite está no quinto mês consecutivo de queda nos preços pagos ao produtor de leite. Rafael Ribeiro, analista da Scot Consultoria, aponta que houve um recuo de 2,5% sem o frete, considerando a média nacional o produtor recebeu R$1,060 por litro. A queda nos preços se deu em razão do aumento na produção e uma demanda pouco expressiva foram os principais fatores que colaboraram para este cenário, teve uma diminuição de 10,0%, nos 18 estados pesquisados.
As expectativas para os próximos meses, ainda é baixo, considerando a média nacional, o pagamento de novembro ainda estão previstas quedas ao produtor, por volta de 1,5%. O cenário para o dezembro é de estabilidade com condições de climas favoráveis, pois pode haver uma pequena alta no preço para o leite ao produtor.
O aumento dos custos de produção se deu pela a saída dos animais das pastagens, com isso as margens das atividades se estreitaram, assim o produtor repassou o custo com a produção do leite em outubro, e ainda deverão continuar repassando o custo em médio prazo.
Os pagamentos estão previstos de queda para o produtor em novembro é de 1,5%, com as indústrias que já falam em alta para o produtor do sul do país. Para o analista, Rafael Ribeiro, em janeiro de 2018, com previsão de custo de produção mais controlado, em que terá um início de retomada.
Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas