Pesquisadores desenvolvem ferramenta de detecção de Salmonella em produtos lácteos em pó

Pesquisadores da China desenvolveram uma ferramenta molecular para detectar Salmonella em produtos lácteos em pó. Suas descobertas foram publicadas na edição de maio do Journal of Dairy Science.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Pesquisadores da China desenvolveram uma ferramenta molecular para detectar Salmonella em produtos lácteos em pó. Suas descobertas foram publicadas na edição de maio do Journal of Dairy Science.
Estudos anteriores reportaram que a fórmula infantil em pó (PIF) é uma fonte recém-identificada de infecção por Salmonella em bebês, o que os autores do estudo dizem que significa que há uma alta prioridade na indústria de lácteos para desenvolver meios inovadores para detectar Salmonella em PIF.
Os métodos convencionais baseados na cultura para a detecção de Salmonella demoram de dois a três dias. Nos últimos anos, os autores apontam para outros métodos para detectar rapidamente os alvos de ácido nucleico de Salmonella, mas estas têm desvantagens, incluindo um custo relativamente elevado, e a necessidade de pessoal treinado.
O método LAMP (amplificação isotérmica mediada por laço) baseia-se numa abordagem de amplificação de ácido nucleico que pode gerar até 109 cópias do DNA alvo dentro de uma hora. Dessa forma, os pesquisadores afirmam que a LAMP é um processo isotérmico rápido (que requer apenas um bloco de calor) e é robusto, oferecendo maior sensibilidade do que outros métodos comparáveis. A especificidade do método de detecção aproximou-se de 100% utilizando 21 cepas de Salmonella e 31 de bactérias que não são Salmonella.
Os autores do estudo concluíram que seus métodos fornecem um sistema de detecção rápido, preciso e conveniente para a detecção de Salmonella em PIF, e provavelmente vários outros produtos lácteos.
Eles também notaram que o método tem grande promessa para aplicações de segurança alimentar, ou diagnósticos clínicos, especialmente para laboratórios pobres em recursos.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas