Pesquisa enriquece ração de vacas para a produção de leite biofortificado

Em vez de enriquecer o leite quando ele já pronto, na indústria, por que não "turbinar" as vacas que o produzem, para que a bebida seja saudável desde a origem?
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Essa ideia foi alvo de um estudo conduzido nos últimos cinco anos por pesquisadores da USP de Ribeirão Preto, Pirassununga e capital, e da Apta (agência estadual de tecnologia), que concluíram que o leite biofortificado melhorou os exames clínicos de um grupo de cem idosos que vivem em casas de repouso de Ribeirão.

Os pesquisadores enriqueceram a ração de 32 vacas Jersey numa fazenda do município com óleo de girassol (rico em compostos insaturados), selênio e vitamina E (antioxidantes e melhoradores do sistema imunológico).

Os idosos e as vacas foram divididos em quatro grupos. Um consumia leite puro. Os outros, leite com selênio e vitamina E; leite com óleo de girassol; e leite com as três substâncias. Após três meses de ingestão de 600 ml diários do leite biofortificado, o resultado foi a melhora em exames de colesterol, creatinina e ácido úrico. Outros indicadores, como ureia, glicemia basal e triglicérides, não tiveram alteração.

«Todo ganho é ganho. Houve um efeito que consideramos importante por se tratar de idosos, que têm a saúde mais frágil», disse o engenheiro agrônomo Luiz Carlos Roma Junior, da Apta. As vacas foram alimentadas e ordenhadas na fazenda com ração fabricada em Pirassununga. Na capital, era feita a análise das amostras de sangue para acompanhar a imunologia. Em Ribeirão, foi construído na fazenda um laboratório para envase e análise do leite.

«Quando temos uma comunidade com problemas, uma saída é suplementar a dieta, mas não é muito viável por ser caro, mais difícil e ter duração curta. A outra é fortificar alimentos. Foi o que fizemos. Um exemplo de sucesso é o da obrigação de incluir ácido fólico e ferro nas farinhas», disse o médico Hélio Vannucchi, da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), da USP.

Leite fortificado já existe nos mercados, mas o processo é feito na indústria. A pesquisa, dizem os cientistas, tem a vantagem de ter enriquecido a produção de ponta a ponta, da ração da vaca à mesa das famílias, resultando em benefícios às vacas e aos humanos. «Há pesquisas com elementos como selênio, mas não em todas essas etapas. Entender toda a cadeia foi o que buscamos», disse.

Segundo Vannucchi, o leite fortificado após a ordenha não garante que haja biodisponibilidade satisfatória para absorção no corpo humano. A proposta do estudo foi usar o organismo da vaca para aumentar essa disponibilidade. A zootecnista Márcia Saladini Salles, também da Apta, disse que o estudo levou em consideração o metabolismo dos animais para que eles não recebessem nutrientes em quantidade maior que a indicada.

De acordo com Roma Junior, o uso dos nutrientes melhorou o sistema imunológico dos animais, diminuiu a incidência de doenças como mastite e abriu possibilidade a produtores de terem leite de melhor qualidade, além do benefício na saúde dos idosos.

Fonte: Folha de São Paulo.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas