Pesquisa aponta queda de quase 13% na renda do produtor rural no Sul de Minas

Renda - Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (Ufla) aponta queda de quase 13% na renda do produtor rural do Sul de Minas em 2017.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (Ufla) aponta queda de quase 13% na renda do produtor rural do Sul de Minas em 2017. No supermercado, isso representa preços baixos para o consumidor. Mas, na lavoura, a situação é outra.
O levantamento consultou o preço de 72 produtos. Entre os produtos que tiveram maior variação negativa no preço estão o milho, o leite, o feijão, a farinha de mandioca, o tomate, o ovo, o açucar e os legumes.
Produtos que ficaram mais baratos para o consumidor:
Milho: – 21,77%
Leite: -15%
Feijão: -8,40%
Farinha de mandioca: -4,78%
Tomate: -4,64%
Ovo: -3,28%
Legumes: -2,71%
Açucar: -2,11%
Pesquisa aponta queda de quase 13% na renda do produtor rural no Sul de Minas (Foto: Reprodução/EPTV) Pesquisa aponta queda de quase 13% na renda do produtor rural no Sul de Minas (Foto: Reprodução/EPTV)
Pesquisa aponta queda de quase 13% na renda do produtor rural no Sul de Minas (Foto: Reprodução/EPTV)
Quem plantou milho, como o produtor Evandro Ferreira, diz que, além da queda no lucro, gastou mais com insumos de produção. O produtor plantou milho em 450 hectares e espera colher 100 mil sacas.
«Nós viemos de um ano de produções altas, que foi a safra 2016/2017, com uma produção muito alta. Então nós tivemos excesso de produção. Apesar do Brasil ter exportado muito milho, nós continuamos com um estoque de passagem alto. Aí a oferta está maior do que a demanda e o preço cai», diz Ferreira.
Quem produz leite também tem sofrido, com uma queda que chega a 15%. «Nesse momento, a grande maioria não está ganhando dinheiro, está, como diz na roça, trocando cebolas. Nós estamos praticamente trabalhando em cima de custo», explica o produtor Eduardo Araújo.
«Lei de oferta e demanda, lei de oferta e procura. Não foge a isso, os chamados produtos básicos», conclui Renato Fontes, que é professor de economia na Ufla.
https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/pesquisa-aponta-queda-de-quase-13-na-renda-do-produtor-rural-no-sul-de-minas.ghtml

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas