Parceria transforma unidade da Epamig de Itabira em núcleo estadual do gado Gir Leiteiro

Campo Experimental de Itabira foi transformado em núcleo estadual do gado Gir Leiteiro da Epamig
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Campo Experimental de Itabira foi transformado em núcleo estadual do gado Gir Leiteiro da Epamig

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) transformou o Campo Experimental de Itabira em seu núcleo estadual do gado Gir Leiteiro. A iniciativa ocorreu após a Prefeitura investir R$ 90 mil em toda a estrutura do espalo. A verba possibilitou as condições necessárias para alavancar o Projeto de Reprodução Bovina por meio da Fecundação In Vitro (FIV) do gado e outros que trazem desenvolvimento e diversificação para a economia local.

De acordo com o gerente do Campo Experimental de Itabira, Ivys Marlon Kelles Lage, após visitar e conhecer a estrutura da unidade, o presidente da entidade, Rui da Silva Verneque, fez uma proposta de trabalho ao Governo Municipal, a fim de atender as demandas locais e fortalecer a unidade no município. Assim, em meados de setembro, chegaram em Itabira as 44 matrizes (vacas de alta genética), vindas das diversas unidades da Epamig em Minas Gerais. “O núcleo que está aqui é o melhor que temos na empresa. Foram selecionadas as melhores matrizes para este projeto. A diretoria da Epamig está investindo e acreditando na unidade, buscando fortalecer a imagem da empresa em nossa região. Temos agora 64 fêmeas disponíveis para este projeto de reprodução bovina”, declarou Ivys Lage.

A princípio, o Campo Experimental de Itabira produzirá, por meio da FIV, 70 embriões. Parte será para a produção de fêmeas F1 (½ sangue holandês X zebu) e o restante para ampliar o volume de Gir Leiteiro. “Vamos contratar um laboratório para retirar os oócitos das vacas doadoras, selecionar o sêmen sexado de fêmea e fecundar o material. Com os embriões concebidos em laboratório, vamos aplicá-los em vacas receptoras”, explicou o gerente. O objetivo é aumentar a genética de leite do rebanho de Itabira e região.

“O produtor não tem acesso diretamente ao procedimento da FIV. Com este processo, selecionamos as melhores vacas, produzindo fêmeas altamente produtivas, obtendo em três anos o que as outras técnicas levariam até 15 anos para atingir. Podemos ter por exemplo, 30 filhas da melhor doadora e do melhor touro em apenas 1 ano”, esclareceu Ivys Lage.

A entidade estima que em breve terá disponível bezerras F1, além de fêmeas e machos puros Gir Leiteiro, disponíveis a preços subsidiados. Participam deste projeto um técnico agropecuário, um veterinário da Prefeitura de Itabira e dois pesquisadores Doutores em Reprodução Animal da Epamig. O Campo Experimental de Itabira já realizou a recuperação de 50 hectares de pastagem, refez vários metros de cercas e iniciou o plantio de milho e sorgo para silagem. Itens essenciais para o sucesso da reprodução e manutenção do rebanho. Neste mês, começam as etapas de tratamento do rebanho para a fertilização. “O apoio da Prefeitura hoje nos garante a sobrevivência da unidade, até que a mesma se torne autossustentável. Se não for assim, a Epamig encerra suas atividades em Itabira, porque o Estado não custeia nada, apenas paga o salário dos funcionários. A visão do Governo Municipal possibilitou que o nosso campo se tornasse o núcleo estadual do gado gir leiteiro da Epamig. Tudo isso será revertido ao produtor rural da região, além de promover a diversificação da economia em Itabira. Queremos ser referência em breve.”, finalizou Ivys Lage.

Entenda

Com o objetivo de se ter a produção das raças europeias com a rusticidade e adaptação dos zebuínos, começou-se a fazer os cruzamentos entre os rebanhos. “Uma das maiores vantagens dos cruzamentos em gado de leite é aproveitar a produção leiteira do rebanho europeu e a capacidade de adaptação climática e fácil manejo dos zebuínos. A quantidade de bernes, carrapatos e parasitas diminuem com o aumento da raça zebuína nos cruzamentos. A vantagem dos cruzamentos em gado de leite é obter-se o melhor de duas ou mais raças”, explicou Ivys Lage.

No Brasil, o Gir Leiteiro é muito usado nesses cruzamentos por causa de suas características: contribui com leite, rusticidade, vigor e docilidade, o que determina uma produção de leite econômica. A raça não tem problemas com restrição alimentar, pois seu índice de metabolismo e de ingestão de alimentos é mais baixo se comparado às raças taurinas.

A Epamig

A Epamig foi instituída como empresa pública em maio de 1974 e tornou-se a principal instituição de execução de pesquisa agropecuária de Minas Gerais. A empresa tem a função de apresentar soluções para o complexo agrícola, gerando e adaptando alternativas tecnológicas, oferecendo serviços especializados, capacitação técnica, insumos qualificados compatíveis com as necessidades dos clientes e em benefício da qualidade de vida da sociedade.

Em Itabira, o Campo Experimental foi criado por meio de convênio entre a Epamig e a Prefeitura, em maio de 2008. O local possui uma área de 167 hectares: a área pertence ao Governo Federal e está cedida em regime de comodato ao Município. Por conter várias nascentes que abastecem parte da cidade, o Campo Experimental está inserido em um projeto de preservação permanente, por meio de recursos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira.

As principais atividades no município são as pesquisas na bovinocultura, silvicultura (sistema integração lavoura-pecuária-floresta; eucalipto integrado com pastagens no sistema silvopastoril; recuperação de terrenos degradados em áreas de reserva e nascentes), grandes culturas (milho e cana-de-açúcar), estoque genético animal (bovinos da raça Gir Leiteiro criado em sistema extensivo) e estoque genético vegetal (viveiro de mudas de cana-de-açúcar). De janeiro a setembro deste ano, a empresa já atendeu 798 pessoas.

O Campo Experimental da Epamig em Itabira funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na rua Columbita, s/nº – Distrito Industrial (próxima à Pedreira Itagracel). O contato também pode ser feito pelo telefone (31) 3831-1210 ou por e-mail (ceit@epamig.br). Os serviços são oferecidas a toda a população.

http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/11-10-2016/parceria-transforma-unidade-da-epamig-de-itabira-em-nucleo-estadual-do-gado-gir-leiteiro

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas