Parceria entre Embrapa, Cooperabaeté e Sicoob Credioeste beneficiará produtores de leite – RSS

Produtores de leite da região de Abaeté, no Centro-Oeste de Minas Gerais, serão beneficiados pelo projeto “Agricultura Tecnificada como Suporte à Pecuária de Leite na Região de Abaeté”.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
 
Produtores de leite da região de Abaeté, no Centro-Oeste de Minas Gerais, serão beneficiados pelo projeto “Agricultura Tecnificada como Suporte à Pecuária de Leite na Região de Abaeté”. O programa é fruto de uma parceria entre a Embrapa Produtos e Mercado, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Milho e Sorgo, Cooperativa de Produtores Rurais de Abaeté e Região (Cooperabaeté) e Sicoob Credioeste. O programa beneficia produtores de cinco municípios da região, além de Abaeté: Paineiras, Biquinhas, Morada Nova de Minas, Cedro do Abaeté e Quartel Geral.
O plano de trabalho prevê a implantação de unidades de observação das cultivares de capim elefante BRS Canará, BRS Kurumi e BRS Capiaçu, além da introdução do sistema Gepleite, um software que permite o gerenciamento de propriedades leiteiras. Também estão previstas palestras que serão ministradas por pesquisadores da Embrapa Gado de Leite ao longo de 2017 com foco no fortalecimento da cadeia produtiva do leite. Ainda será feito o monitoramento das principais pragas que atacam as culturas do milho, sorgo e pastagens, com foco em controle biológico, tecnologia sob a responsabilidade da Embrapa Milho e Sorgo.
Nos dias 21 e 22 de março, Eduardo Nogueira e Sérgio Augusto, técnicos da Cooperabaeté, e Débora Brito, do Sicoob Credioeste, fizeram treinamento para uso do Gepleite na Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora-MG. Eles serão multiplicadores da tecnologia para técnicos e extensionistas das entidades envolvidas no projeto. Segundo o analista da área de Negócios da Embrapa Produtos e Mercado, Sinval Lopes, a iniciativa é estratégica, pois a gestão é um aspecto imprescindível de qualquer atividade. “Aliada aos fatores de produção, contribuirá na geração de dados importantes para auxiliar na tomada de decisões, o que é fundamental para a eficiência na administração do negócio”, destacou o analista.
Conheça o Gepleite – O Programa de Gestão Eficiente da Propriedade Leiteira é uma ferramenta experimental desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite e que tem como princípio básico levar a filosofia contábil dos grandes empreendimentos urbanos para a produção de leite. O software trabalha com indicadores (financeiros, de eficiência e de qualidade) e permite ao produtor uma compreensão global do negócio por meio de gráficos que retratam a situação do empreendimento a cada mês e sua evolução anual.
Marcos La Falce (MTb 3526-MG)
Embrapa Milho e Sorgo
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (32) 3311-7495
Guilherme Viana (MTb 06566-MG)
Embrapa Milho e Sorgo
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1275
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas