Panorama do mercado de leite e expectativas

Rafael Ribeiro, consultor de mercado pela Scot Consultoria concedeu uma entrevista ao apresentador Sidnei Maschio, do canal Terra Viva, sobre o atual cenário do mercado de leite e as expectativas para o setor.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Rafael Ribeiro, consultor de mercado pela Scot Consultoria concedeu uma entrevista ao apresentador Sidnei Maschio, do canal Terra Viva, sobre o atual cenário do mercado de leite e as expectativas para o setor.

Rafael Ribeiro é zootecnista formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Ilha Solteira.
Confira a entrevista na íntegra:

Sidnei Maschio: Rafael, como foi o comportamento do preço no balanço que vocês acabaram de fechar?

Rafael Ribeiro: O preço médio do leite pago ao produtor subiu 4,4% no pagamento de junho, referente à produção entregue em maio. Foi a maior alta mensal, nos últimos cinco anos, segundo levantamento da Scot Consultoria.

Considerando a média nacional, o produtor recebeu R$1,108 por litro de leite. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento é de 16,6%, em valores nominais.

Sidnei Maschio: E a respeito da entrega de leite na indústria, Rafael, de que tamanho foi o tombo desta vez?

Segundo o Índice Scot Consultoria de Captação, na média nacional, a produção caiu 2,6% em junho deste ano, em relação a igual período do ano passado.

Sidnei Maschio: Se o preço está reagindo há vários meses, por que a produção continua caindo?

Rafael Ribeiro: O período é de entressafra em SP, MG e GO, mas os custos de produção em alta diminuíram os investimentos na atividade e levaram a cortes de despesas por parte do produtor. Além disso, o clima adverso (excesso de chuvas no sul e atrasos/falta de chuvas no Brasil Central e região Sudeste) agravou o cenário de queda na produção.

Sidnei Maschio: Hoje o que é que tá pesando mais no custo de produção do leite?

Rafael Ribeiro: Até junho, tivemos um peso forte dos alimentos concentrados com destaque para o milho que fechou junho custando 72,0% mais que no mesmo período de 2015. Em junho tivemos também uma forte alta de preços do farelo de soja, em especial na primeira quinzena.

Sidnei Maschio: Mas nas últimas semanas o preço do milho teve uma queda substanciosa aqui no nosso mercado nacional, não é? Isso ainda não foi suficiente pra resolver a questão do custo de produção do setor leiteiro?

Rafael Ribeiro: Os preços caíram a partir de meados de junho e em julho, mas ainda assim o milho deve ficar em um patamar mais alto de preço este ano.

Sidnei Maschio: Ainda em relação ao volume de leite entregue na indústria, o que deve acontecer agora em julho?

Rafael Ribeiro: A expectativa é de aumento do volume captado, mas o incremento deve ser menor que em anos anteriores. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a captação cresceu 3,9% em junho deste ano, em relação a maio. Em junho de 2015, a alta na produção foi de 5,2%, na comparação mensal.

Sidnei Maschio: Não dá para aumentar a produção sem investir na atividade, não é? O produtor brasileiro tem em condições de fazer isso agora?

Rafael Ribeiro: A situação está complicada, com as margens apertadas desde meados do ano passado. Desde meados de 2015 a situação e investimentos comedidos na atividade e corte de despesas. Isto acaba interferindo na produção.

Sidnei Maschio: E a respeito do consumo, Rafael, será que não dá pra ter a esperança de alguma melhora nas vendas pra ajudar a empurrar o carretão para frente?

Rafael Ribeiro: Acredito que não para este ano. A expectativa é de que a partir de 2017, o cenário do lado da demanda comece a melhorar.

Sidnei Maschio: Somando tudo, o que é que o pessoal do setor tá prevendo em termos de preço ao produtor durante o mês de julho?

Rafael Ribeiro: Altas para o produtor até o pagamento de agosto. Para o pagamento de julho (produção de junho), 80,0% dos laticínios pesquisados acreditam em alta dos preços ao produtor e os 20,0% restantes falam em manutenção. Para agosto, diminuiu a quantidade de laticínios apontando para alta nos preços do leite, mas ainda assim, não são esperados recuos em nenhuma região do país, mesmo no Sul.

https://www.scotconsultoria.com.br/noticias/entrevistas/43540/panorama-do-mercado-do-leite-e-expectativas.htm

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas