Ovelhas para produzir leite em Porto Feliz

Leite de ovelha é usado principalmente na fabricação de queijos especiais.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Ovelhas para produzir leite em Porto Feliz — Foto: Reprodução/TV TEM Ovelhas para produzir leite em Porto Feliz — Foto: Reprodução/TV TEM

Ovelhas para produzir leite em Porto Feliz — Foto: Reprodução/TV TEM

No sítio de Ricardo Rettmann, em Porto Feliz (SP), o que mais se vê é ovelha. No início, o foco era a produção de carne. Hoje, o rebanho é todo voltado para o leite. Os animais são da raça lacaune, de origem francesa, e o plantel vem crescendo bastante nos últimos dois anos. Eram 80 e agora são 350 ovelhas.

Nos últimos meses, a taxa de nascimento de gêmeos está alta. A cada três partos, um é de gêmeos. Ricardo lembra que os estudos apontam que esse resultado é influenciado pela alimentação, pela redução de estresse e pelo manejo. E esses fatores acabam influenciando também na qualidade e na quantidade do leite.

Ovelhas para produzir leite em Porto Feliz

Ele faz duas ordenhas por dia, que, juntas, garantem 120 litros. Mas o leite não é o produto final. O mercado que o Ricardo escolheu é o de queijos. Três funcionários trabalham na queijaria.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo, publicada em 2016, concluiu que a produção de derivados de leite de ovelha no Brasil é muito pequena, ainda mais se comparada com a da pecuária bovina.

Ricardo concorda que está faltando mesmo produtores de laticínios de ovelha. Tudo que ele faz vende, seja para restaurantes finos ou para consumidores de várias partes do Brasil.

No Brasil, a produção de leite de pequenos ruminantes vem quase toda do rebanho caprino. A produção de leite de ovelha tem muito mercado para avançar.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas