Olimpíada do Leite estimula aumento de produtividade da cadeia leiteira

A 13ª edição do encontro destaca a tecnologia na produção de leite. Uma das técnicas usadas por paranaenses é a do bem-estar do animal.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A 13ª edição do encontro destaca a tecnologia na produção de leite.
Uma das técnicas usadas por paranaenses é a do bem-estar do animal.

A qualidade do leite está diretamente relacionada ao bem-estar das vacas, apontam pecuaristas. O rigoroso manejo diário e o investimento no melhoramento genético têm colaborado para o aumento da produtividade do rebanho de Joel Resende. Com matrizes de touros americanos, a produtivdiade subiu de 12 litros por animal por dia, para 21 litros.
Toda esta mudança na produção do pecuarista só começou depois de ele a participar das Olimpíadas do Leite, um encontro que promove a interação entre os criadores de gado leiteiro e técnicos. «Trocamos ideias e experiências aqui nas Olimpíadas, além do evento estimular a competitividade», diz o produtor.
O objetivo do encontro, que este ano está na 13ª edição, é melhorar a qualidade e o volume de produção de leite. Segundo o organizador, Cid Gabarrão, em 2004, quando a competição iniciou, a região de Umuarama, no noroeste do Paraná, produzia 80 milhões de litros de leite por ano. Atualmente, a produtividade está em torno de 211 milhões de litros por ano.
Ao todo, 250 animais de produtores de 30 cidades paranaenses participaram das Olimpíadas do Leite.

http://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2016/04/olimpiada-do-leite-estimula-aumento-de-produtividade-da-cadeia-leiteira.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas