NZ: Fonterra expandirá produção de muçarela com nova planta

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Fonterra anunciou que construirá uma nova planta de muçarela para suprir a crescente demanda dos consumidores. A introdução da nova planta, de NZ$ 240 milhões (US$ 172,73 milhões) – dobrando a capacidade da cooperativa de produzir sua «muçarela individual congelada rapidamente» (IQF) – tornará a planta Clandeboye da Fonterra a maior produtora de muçarela natural do Hemisfério Sul.

Robert Spurway, diretor de operações globais, disse que a demanda por essa muçarela na China e outras partes da Ásia continua crescendo à medida que mais consumidores buscam por produtos lácteos naturais.

“É o único processo desse tipo no mundo que pode reduzir significativamente o tempo de produção enquanto ainda permanece 100% natural – algo que nossos clientes e consumidores valorizam bastante. Assim que essa expansão estiver completa, as vendas de muçarela da Fonterra terão aumentado em mais de 60% desde 2008, quando a primeira planta IQF foi construída”.

A inovação por trás da muçarela IQF reduz o tempo de processamento de três meses para apenas seis horas. A tecnologia, desenvolvida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Fonterra, tem sido apoiada pelo programa Transformando a Cadeia de Valor dos Lácteos – uma Parceria de Crescimento Primário, entre o Ministério das Indústrias Primárias, a Fonterra e o DairyNZ. Spurway disse que priorizar os investimentos em valor agregado é central para a estratégia da cooperativa.

A diretora operacional de food service e consumidores globais da Fonterra, Jacqueline Chow, disse que a muçarela IQF já está em mais da metade das pizzas da China. Ela disse que 40% das pessoas na área urbana chinesa agora se alimentam em locais de fast food estilo ocidental uma vez por semana e o uso de lácteos em food service cresceu em mais de 30% em cinco anos.

fonterra – muçarela – IQF

“Nós vimos um potencial de crescimento massivo e nossas equipes no mercado estão continuamente trabalhando para aumentar essa parte valiosa de nosso negócio à medida que o trabalho em direção ao food service se torna um negócio de NZ$ 5 bilhões (US$ 3,59 bilhões) até 2023”, disse Chow.

O trabalho de expansão já começou, com o primeiro produto destinado aos mercados devendo sair em setembro de 2018. Mais de 1000 pessoas estarão envolvidas no projeto durante esse período, com a planta criando empregos em período integral para 100 pessoas na região de South Canterbury.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas