Nota oficial da Aliança Láctea Sul Brasileira sobre a paralisação

Nota oficial - "A paralisação do setor de transportes, por mais justa que fosse a pauta, trouxe enormes prejuízos ao setor agropecuário nacional. Com apoio inicial do setor produtivo
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
«A paralisação do setor de transportes, por mais justa que fosse a pauta, trouxe enormes prejuízos ao setor agropecuário nacional. Com apoio inicial do setor produtivo, que sentiu no bolso os impactos da paralisação, as pautas pretendidas foram alcançadas e o governo reconheceu a necessidade de redução da tributação sobre o combustível.
Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina as estimativas apontam que a paralisação provocou perdas de 140 milhões, somente com o descarte do leite. No Paraná a situação não foi diferente, as perdas foram estimadas em cerca de 6,4 milhões de litros por dia, ou R$ 50 milhões no período.
Cerca de 170 mil produtores dependem da atividade na região Sul do Brasil, entregando 12,4 bilhões de litros às indústrias processadoras em 2016, montante correspondente a 37% da produção nacional de leite. Diariamente circulam pelas estradas rurais e rodovias dos três estados cerca de 34 milhões de litros.
As indústrias ainda estão sem como escoar a produção e os estoques continuam abarrotados. Caminhões frigoríficos estão atuando como extensões de seus armazéns, não há matéria-prima, embalagens ou produtos de limpeza para higiene das instalações e equipamentos. Com o atendimento da pauta das paralisações, o setor precisa da regularização dos transportes. É imperativo que os pontos de mobilização remanescentes sejam dispersados e o escoamento dos produtos seja retomado.
Os prejuízos diretos já ocorreram e os indiretos ainda estão por vir. Agora, o setor trabalha para mitigar os impactos indiretos, mas a regularização da produção e beneficiamento ainda levará tempo e trará reflexos significativos nos custos de produção nas propriedades e indústrias».

Ronei Volpi, Coordenador Geral – Gestão 2017/2018

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas