No PI, agricultores investem em caprinos para produção de #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Sucesso é tão grande que faltam animais de reposição. Criadores pensam em ampliar o projeto e agregar valor ao produto.

 

Pequenos agricultores do Piauí investem na criação de caprinos para produção de leite. Felizes com os primeiros resultados, eles já pensam em ampliar o projeto e agregar valor ao produto.

Washington Cunha largou a atividade de metalúrgico e há três anos decidiu investir em cabras leiteiras. Começou com quatro animais adquiridos no interior de Pernambuco e hoje já são 19, com uma produção mensal de 300 litros de leite.

Na região de Esperantina, norte do Piauí, já são mais de 30 criadores de cabras leiteiras. A atividade na região ainda é uma novidade. Os criadores estão aos poucos descobrindo que podem lucrar muito, porque o produto tem um bom valor no mercado.

O leite in natura vai para um espaço, por enquanto artesanal, onde é feito o beneficiamento e os agricultores agregam valor ao leite de cabra. Todo produto é transformado em queijo coalho, licor, ricota e iogurte. O lucro com a venda dos produtos derivados chega a ser três vezes maior.

Para aumentar a produção, o grupo tem buscado a parceria com órgãos públicos e também com a iniciativa privada.

O sucesso da atividade é tão grande que os criadores estão precisando de mais animais e não encontram na região.

Abdias do Nascimento é o mais novo criador do grupo. Ele pagou R$ 1 mil por um animal, mas não tem dúvida que o retorno será rápido. “Provavelmente eu já recupere o que investi nesta lactação, é um bom negócio, estou satisfeito”, diz.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2014/07/no-pi-agricultores-investem-em-caprinos-para-producao-de-leite.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas