Não sabendo que era impossível, fizemos, afirma Blairo sobre erradicação da aftosa

Blairo Maggi - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, discursou, neste domingo (20), na Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Capa Blairo Fran�a Aftosa

 Em Paris, Blairo destaca o esforço de gerações de técnicos, produtores e gestores do Brasil

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, discursou, neste domingo (20), na Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, na França, para comemorar o reconhecimento mundial do Brasil como um país livre da febre aftosa, por meio da vacinação.
Blairo classificou o momento como histórico.  Pontuou que, a partir de então, o País passa a ser reconhecido com o selo “Livre de Aftosa”.
“O novo status sanitário concedido por esta renomada Organização representa o reconhecimento da vitória de uma longa e dura trajetória de muita dedicação de pecuaristas e do setor veterinário oficial brasileiro. É motivo de muito orgulho dos brasileiros que lutaram e lutam para o bem do Brasil”, declarou.
No discurso, Blairo ainda parafraseou o pensador Jean Cocteau ao comentar sobre o fato de o Brasil ser considerado livre da aftosa. “Não sabendo que era impossível, nós brasileiros fomos lá e fizemos”.
Além disso, o  ministro afirmou que muitos não acreditavam, no início, que o Brasil conseguiria erradicar a febre aftosa, em razão do tamanho e da diversidade do País, que chegou a encontrar dificuldades nas importações de leite e carne em razão dos milhares de focos da doença que acometiam anualmente os rebanhos brasileiros.
“Conseguimos graças a muito esforço, trabalho, conhecimento, dedicação e luta de gerações de técnicos, produtores rurais e gestores, sempre pautados pelos princípios, diretrizes e recomendações da OIE, da qual nos orgulhamos de ser um dos membros fundadores”, disse.
Ele explicou que a febre aftosa intimida a todos os países e restringe a abertura e manutenção de mercados dos produtos pecuários. Desta forma, comentou que o reconhecimento do Brasil como livre da aftosa, com vacinação, ajudará nas exportações. “A evolução na condição sanitária do controle e erradicação da febre aftosa é grande responsável pela valorização dos nossos produtos pecuários nos mais diversos mercados”.
“O Brasil iniciou o combate organizado à febre aftosa ainda na década de 60, por meio de campanhas de vacinação em algumas regiões. Naquela época, a doença se manifestava de forma endêmica com milhares de focos por ano. Era um verdadeiro caos sanitário. Mas, na década de 90, as estratégias de combate à doença foram alteradas, mudando-se do controle para erradicação da doença em todo o País, com a reformulação do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa”, acrescentou.
Para Blairo, o reconhecimento da OIE representa o cumprimenta de uma importante etapa enfrentada pela agricultura brasileira. “É um marco histórico do processo de erradicação da doença na América do Sul, e de valorização do patrimônio pecuário nacional e regional”.
Sem vacinação
Blairo pontuou que a partir de agora há aquela que considera a etapa final, que é a ampliação das zonas livre de febre aftosa sem vacinação. “Para isso, temos plena consciência da necessidade de fortalecermos ainda mais nossas capacidades de prevenção, vigilância e de resposta a possíveis emergências que possam ocorrer. Serão necessários muito mais investimentos no serviço veterinário brasileiro”.
“E contamos ainda mais com a imprescindível parceria dos produtores rurais, profissionais e outros atores do setor privado. Tenho certeza que conseguiremos. Seguiremos pelo caminho da ciência, da transparência e confiança nas valiosas orientações, diretrizes e normas da OIE”, completou.
O agronegócio
Em seu discurso, o ministro afirmou que o setor agropecuário brasileiro é fundamental para a economia do País e tem garantido resultados expressivos na balança comercial, “na geração de emprego e renda, e contribuído para o controle da inflação e melhoria das condições de vida de sua população”.
“Em 2017, somente a pecuária representou um Valor Bruto da Produção (VBP) de 175,7 bilhões de reais. No mesmo período, apenas o complexo carnes teve um crescimento nas exportações da ordem de 8,9%, atingindo um volume de 15,5 bilhões de dólares. E ainda temos potencial para crescermos muito mais no mercado internacional, pois exportamos somente uma pequena parte da nossa produção de bovinos e suínos”, afirmou.
“Esse crescimento das exportações brasileiras se deve, além da inquestionável qualidade e competitividade dos nossos produtos, sobretudo à melhoria da condição sanitária do rebanho nacional”, concluiu.
http://www.rdnews.com.br/economia-e-agronegocio/conteudos/99990

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas