MPE investiga despejo irregular de esgoto no Rio Cuiabá pela BR Foods

MPE BR Foods.De acordo com o Ministério Público do Estado, os prejuízos ambientais causados foram de, aproximadamente, 900 mil alevinos
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
MPE BR Foods.De acordo com o Ministério Público do Estado, os prejuízos ambientais causados foram de, aproximadamente, 900 mil alevinos, que acabaram morrendo por causa do esgoto derramado no rio. O prejuízo financeiro calculado foi de R$ 450 mil.
O Ministério Público do Estado instaurou inquérito civil para investigar a empresa BRF Brasil Foods (antiga Sadia), em Várzea Grande.
O Ministério Público do Estado instaurou inquérito civil para investigar a empresa BRF Brasil Foods (antiga Sadia), em Várzea Grande, por derramamento irregular de esgoto, no Rio Cuiabá, que causou a matança de milhares de peixes da espécie curimbatá, no período da piracema.
A investigação foi aberta na segunda-feira (24), pela promotora Maria Fernanda Corrêa da Costa, após ela receber o laudo técnico do Centro de Apoio Operacional (CAOP) do MPE, que indica que a empresa não solucionou o problema – que aconteceu em 2013 – e nem respondeu aos questionamentos da Promotoria, dentro do prazo estabelecido.
“Pelo que se constatou pelas análises, a mortandade ocorreu por causa do derramamento de grande quantidade de matéria orgânica naquela parte do Rio Cuiabá, oriundo da limpeza e esgotamento de uma das lagoas de tratamento da Sadia, sem atitudes mitigadoras que poderiam ter evitado o ocorrido”, diz trecho do laudo.
De acordo com o documento, os prejuízos ambientais causados foram de, aproximadamente, 900 mil alevinos, que acabaram morrendo por causa do esgoto derramado no rio. O prejuízo financeiro calculado pela promotora foi de R$ 450 mil.
“Neste sentido, o dano ambiental oriundo da conduta da empresa foi de grande proporção, dando ensejo à mortandade de inúmeros indivíduos de peixe curimbatá, além de animais invertebrados como crustáceos e moluscos que invariavelmente foram afetados pelo derramamento de intensa carga orgânica no rio Cuiabá”, destaca a promotora.
“Por fim, determino sejam observadas as formalidades referentes à presente conversão, com as anotações e comunicações de praxe, como também seja o presente Inquérito Civil autuado junto à Promotoria de Justiça Especializada da Bacia Hidrográfica do Cuiabá”, conclui.
A Companhia de Alimentos BRF Foods atua em Mato Grosso desde a década de 1970 e representa marcas famosas como Sadia, Perdigão, entre outras.
http://www.reportermt.com.br/geral//mpe-investiga-despejo-irregular-de-esgoto-no-rio-cuiaba-pela-br-foods/70512

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas